Dicas para usar bem o seu décimo terceiro

Escrito por: - Publicado em: 20/11/2013

De acordo com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) até o fim de 2013 serão injetados pouco mais de R$ 143 bilhões na economia brasileira por conta do pagamento do 13º salário. Este montante equivale a aproximadamente 3% do PIB (Produto Interno Bruto) do nosso país, sendo que a maior parte concentra na Região Sudeste (51%), seguida das regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Segundo o levantamento, mais de 82 milhões de brasileiros terão direito ao décimo terceiro. Beneficiários da Previdência Social, aposentados e pensionistas, empregados domésticos e empregados do mercado formal receberão, em média, R$ 1.663 de benefício.

 

Esse “dinheirinho extra” pode fazer a alegria de muitas famílias nas festas de fim ano. Porém, é preciso ter cuidado e começar desde já a planejar o que será feito com o décimo terceiro salário para evitar cair em tentações e gastar tudo de uma vez. Por isso, confira algumas dicas do que fazer com o décimo terceiro.

 

1. Quite suas dívidas!

As dívidas acumuladas durante o ano esperam ansiosamente para serem pagas com o providencial recebimento do décimo terceiro salário. Mas planejar quais débitos terão prioridade e como serão feitos esses pagamentos é crucial, já que provavelmente não será possível sanar todas as pendências.

 

Primeiramente, liste seus credores e o valor de cada dívida. Avalie a taxa de juros de cada situação para definir uma ordem de prioridade, ou seja, você pagará primeiro as dívidas que tendem a crescer mais rapidamente com o passar do tempo. O próximo passo é tentar negociar os valores daquilo que é devido.

 

Caso o décimo terceiro não seja suficiente para quitar todas as dívidas, temos outra alternativa para começar 2014 de forma mais tranquila. Um empréstimo pode ajudá-lo a chegar mais próximo de ter uma saúde financeira estável, mas é preciso se atentar às taxas de juros cobradas pelos bancos. Só utilize esta tática se tiver certeza de que as taxas serão menores que os juros das dívidas atuais.

 

2. Não gaste, invista!

Uma boa forma de utilizar o décimo terceiro é investindo. Procure saber mais sobre as aplicações seguras, como cadernetas de poupança, que rendem aproximadamente 6% ao ano, ou até mesmo fundos de renda fixa, que podem oferecer um retorno melhor, dependendo da instituição financeira. E caso a quantia a receber no fim do ano seja considerável, existem outras opções disponíveis no mercado financeiro que podem oferecer um retorno maior. Mas tome bastante cuidado, pois quanto maior a recompensa, maior será o risco!

 

3. Guarde para 2014.

Contudo, se sua vida financeira estiver saudável e você não se interessar por investimentos, guarde seu dinheiro para o próximo ano, pois mal acabam as festas de fim de ano e chegam os impostos anuais de 2014 – IPVA, IPTU, além do material escolar da criançada. Por isso, evite os gastos supérfluos e poupe pelo menos uma parte desse valor.

 

4. Curta a vida!

Agora, se as dívidas estão em dia, a verba para o próximo ano já estiver reservada ou garantida e seu orçamento estiver mais folgado, aproveite um pouco. Reserve uma quantia para fazer uma viagem com a família ou amigos para relaxar e se divertir! Mas lembre-se de pagar à vista para evitar um comprometimento a longo prazo. Lembre-se de não gastar tudo, pois imprevistos podem acontecer.

 

Essas são nossas dicas para utilizar da melhor forma seu décimo terceiro. E nada de fazer mais dívidas! Tem alguma outra dica para gastar ou poupar com o décimo terceiro? Compartilhe!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).