Dicas para controlar os gastos no fim de ano

Escrito por: - Publicado em: 04/12/2015

Novembro e dezembro são aqueles os meses onde você parece gastar mais, não é? Presentes, compras maiores, viagem, férias… Como destacou o Dinheirama, é um dos períodos em que o consumidor mais entra no “vermelho” por gastar além do que pode.

 

Com muita oferta e apelo ao consumismo, a época é propícia a gastos não planejados e pode causar grandes prejuízos ao bolso do consumidor.

 

Além das dívidas contraídas nas festas natalinas, no início de um novo ano há também gastos como IPVA, IPTU, matrícula escolar, etc. [TWEETBLOCK text=”Para alguns, começar o ano no vermelho “faz parte” do calendário financeiro da família.”]Para alguns, começar o ano no vermelho “faz parte” do calendário financeiro da família.[/TWEETBLOCK]

 

Veja algumas dicas dadas por especialistas e comece 2016 no azul! O fim de ano pode ser uma boa época para iniciar a família na educação financeira.

 

1 – Fuja das compras por impulso

 

Procure sair de casa já sabendoo que irá comrar e quanto pretende gastar. Siga o planejamento. Outra dica é ter cuidado às facilidades de pagamento que são oferecidas, como descontos, parcelamentos sem juros, etc. Veja também, nosso artigo sobre comprar por impulso

 

2 – Evite usar o cartão de crédito e parcelar

 

A soma de todos os parcelamentos pode ocasionar um susto enorme na hora que a fatura chegar. Além disso, quando comprar à vista, você pode conseguir um desconto. Lembre-se que o  limite do cartão de crédito não é salário, e sim contas a pagar, o que  reduzirá o seu poder de consumo num futuro não muito distante.

 

3 – Não use todo seu 13º em compras de fim de ano

 

Este dinheiro deve ser usado com sabedoria. Pagar e negociar dívidas antigas, comprar algo realmente necessário? Veja nosso artigo sobre a melhor forma de usar o 13º.

 

Não se deixe levar pelo lado emocional. É possível demonstrar carinho pelas pessoas que você ama ou mesmo presentear-se sem extrapolar seu orçamento. Tenha cuidado com as famosas compras natalinas!

 

Gostou e quer mais dicas? Clique no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).