Dicas para controlar os gastos no fim de ano
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 04/12/2015

Novembro e dezembro são aqueles os meses onde você parece gastar mais, não é? Presentes, compras maiores, viagem, férias… Como destacou o Dinheirama, é um dos períodos em que o consumidor mais entra no “vermelho” por gastar além do que pode.
Com muita oferta e apelo ao consumismo, a época é propícia a gastos não planejados e pode causar grandes prejuízos ao bolso do consumidor.
Além das dívidas contraídas nas festas natalinas, no início de um novo ano há também gastos como IPVA, IPTU, matrícula escolar, etc. [TWEETBLOCK text=”Para alguns, começar o ano no vermelho “faz parte” do calendário financeiro da família.”]Para alguns, começar o ano no vermelho “faz parte” do calendário financeiro da família.[/TWEETBLOCK]
Veja algumas dicas dadas por especialistas e comece 2016 no azul! O fim de ano pode ser uma boa época para iniciar a família na educação financeira.
1 – Fuja das compras por impulso
Procure sair de casa já sabendoo que irá comrar e quanto pretende gastar. Siga o planejamento. Outra dica é ter cuidado às facilidades de pagamento que são oferecidas, como descontos, parcelamentos sem juros, etc. Veja também, nosso artigo sobre comprar por impulso.
2 – Evite usar o cartão de crédito e parcelar
A soma de todos os parcelamentos pode ocasionar um susto enorme na hora que a fatura chegar. Além disso, quando comprar à vista, você pode conseguir um desconto. Lembre-se que o limite do cartão de crédito não é salário, e sim contas a pagar, o que reduzirá o seu poder de consumo num futuro não muito distante.
3 – Não use todo seu 13º em compras de fim de ano
Este dinheiro deve ser usado com sabedoria. Pagar e negociar dívidas antigas, comprar algo realmente necessário? Veja nosso artigo sobre a melhor forma de usar o 13º.
Não se deixe levar pelo lado emocional. É possível demonstrar carinho pelas pessoas que você ama ou mesmo presentear-se sem extrapolar seu orçamento. Tenha cuidado com as famosas compras natalinas!
Gostou e quer mais dicas? Clique no botão abaixo.