Dicas fabulosas para economizar no dia a dia

Escrito por: - Publicado em: 02/11/2015

Como destacou o Finanças Femininas, nossa rotina pode se tornar tão agitada que muitas vezes não prestamos atenção em como estamos fazendo as tarefas mais simples (compras no supermercado, farmácia, gastos com carro). Adotar alguns cuidados básicos podem te ajudar a reduzir consideravelmente suas despesas.

 

Que tal seguir algumas dessas dicas? Com certeza fará toda a diferença no fim do mês:

 

FARMÁCIA

Ainda no consultório, sempre que receber uma receita, pergunte ao seu médico qual é a opção genérica do medicamento. A fórmula do remédio é a mesma dos laboratórios convencionais, com a diferença que os preços saem bem mais baratos.

 

FAÇA UMA LISTA COM O PRECISA COMPRAR

Evite dar aquela “passadinha” na padaria ou no supermercado, quando estiver com fome. Faça uma lista! Antes de botar algo na lista pense bem se você realmente precisa daquilo ou se apenas está comprando por um espírito consumidor que existe dentro de você. Outra coisa, não adianta você escrever a lista, mas ignorar ela.

 

Não é só a lista das compras que vai te ajudar a economizar e se ater a somente os itens que estão realmente em falta na dispensa. Muitas vezes a gente acaba listando coisas que não vamos precisar de imediato e que acabam passando da data de validade nas nossas prateleiras. Quando for comprar seus alimentos, pense antes no que você pretende cozinhar ao longo da semana. Com os cardápios previamente organizados, você evita desperdício. Evite também levar as crianças ao supermercado. Elas sempre ficam seduzidas pelas guloseimas e acabam “engordando” o carrinho.

 

TRÂNSITO

Caso seu carro seja bicombustível, faça sempre as contas para saber o que fica mais viável para abastecer. Apesar de o preço do etanol ser mais baixo que o da gasolina, nem sempre optar por ele será sinônimo de economia, porque este combustível tem rendimento mais baixo. Uma continha simples te ajuda neste caso. De forma geral, o etanol só é vantajoso se o litro estiver custando até 70% do preço da gasolina. 

 

Uma outra dica: calibre seus pneus regularmente.  Como você deve saber, se os seus pneus estão abaixo da pressão ideal, você gasta mais gasolina. Por isso, tente criar a rotina de calibrar sempre que for abastecer. É uma forma de criar um hábito que irá ajudar você a gastar menos em gasolina. Não se esqueça que não é cobrado nada para calibrar os pneus!

 

BELEZA

Mulher nenhuma gosta de ficar com as unhas por fazer, a sobrancelha mal feita ou mesmo sem maquiagem, não é mesmo? E no fim das contas, como esses cuidados acabam tomando bastante tempo, você acaba resolvendo tudo no salão de beleza. Mas dá para reduzir os seus gastos sem ficar descuidada. Separe um tempo em casa, mesmo que seja no fim de semana, para fazer você mesma algumas coisas mais simples, como as unhas ou mesmo ir treinando a maquiagem. Se você optar pelo salão somente em situações especiais, dá para economizar um bom dinheiro.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).