Descubra se está hora de investir em um imóvel

Escrito por: - Publicado em: 12/01/2016

O Brasil está envolvido em uma crise aguda, impulsionada pelo cenário internacional e, claro, por grandes problemas internos. Nesse momento, é essencial pensar bem em onde vale a pena colocar o seu dinheiro e escolher um investimento que dê um bom retorno ao mesmo tempo que seja extremamente seguro. Pois é justamento sobre isso que vamos falar agora e te apresentar uma alternativa que se apresenta bem interessante nesse momento: o mercado imobiliário.

 

Investir em um imóvel é uma alternativa bastante tradicional e isso acontece por um bom motivo: é um investimento seguro quando os tempos estão inseguros. Duvida? Então acompanhe o nosso artigo!

 

O cenário econômico está instável

 

Pode parecer contraditório, mas a contração da economia brasileira, que vem se acentuando desde meados de 2014, está gerando um ambiente favorável para quem pretende investir na construção civil. Apesar da inflação em alta, os preços dos imóveis e de toda cadeia produtiva da construção vem se mantendo estável ou mesmo diminuindo.

 

Ou seja, no momento em que a economia brasileira tem de passar por uma série de ajustes — quase todos bastante indigestos —, o mercado imobiliário se mostra cada vez mais atrativo. Apenas no primeiro trimestre do ano, várias capitais apresentaram índices negativos nos preços dos imóveis. É o caso de Brasília (-0,98%), Curitiba (-0,67%), e Recife (-0,66%).

 

Os preços estão em baixa

 

Como mostramos acima, os imóveis estão com preços em queda, o que é excelente para quem deseja investir. Afinal, para ter um bom retorno é preciso adquirir um produto a preço baixo para, em médio ou longo prazo, conseguir revendê-lo a um preço mais alto.

 

Um exemplo clássico é o dólar: o ideal é que você o compre quando ele vale R$ 2,50 para revendê-lo quando ele chegar a R$ 3,50. Acredite, os valores dos imóveis estão em baixa momentânea e é preciso aproveitar esse momento para investir no mercado.

 

As condições de compra estão melhores

 

Nada é mais oneroso para uma construtora do que manter seus estoques parados: um imóvel desocupado gera um custo de capital grande e é o primeiro passo para um prejuízo. Como as empreiteiras também estão sentindo fortemente os impactos da conjuntura econômica, elas estão evitando ao máximo manter qualquer empreendimento ocioso.

 

Para resolver o problema e conseguir fazer caixa, elas sabem que não basta oferecer preço: é preciso oferecer uma boa compra. Esse é o momento ideal para comprar direto com a construtora, pois elas oferecerão prazos, parcelas e condições de pagamento bem mais favoráveis, e você poderá encontrar juros mais amigáveis do que aqueles cobrados pelas instituições financeiras.

 

Investimento em um imóvel é investimento seguro

 

Você já sabe, mas vale lembrar que a economia brasileira passa por um momento de crise e crise significa, principalmente, instabilidade e imprevisibilidade. Ou seja, ninguém sabe exatamente em que vale a pena colocar o seu dinheiro sem o risco de tomar um grande prejuízo.

 

Colocar fundos na bolsa de valores? Ora, o mercado de ações é um dos mais atingidos quando uma crise financeira aparece. Investir em moeda estrangeira? Nada tem variado mais que o valor do dólar e até a atual desaceleração da economia chinesa vem colocando o mundo em expectativa para uma nova diminuição nos valores mundiais. É uma boa investir em papéis do governo? Bem, o Brasil vem enfrentando a sua crise política mais grave desde a era Collor e colocar seu suado dinheiro nas mãos do Estado nesse momento pode não ser uma boa ideia.

 

Um dos investimentos mais seguros do momento é o investimento em um imóvel.

 

Você está aplicando sua renda e poupança em algo seguro e concreto, uma garantia sólida de que seus recursos renderão e não vão derreter em meio a especulações.

 

Se você tem visão e pensa em médio e longo prazo, já deve ter entendido que o momento ideal para investir em um imóvel é agora. Como falamos, é nesse momento que você deve entender que a contração econômica na qual estamos inseridos está afetando o mercado da construção civil e o resultado é que os preços e as condições de pagamento — em especial para quem deseja comprar na planta — estão extremamente convidativos.

 

No entanto, vale lembrar que mesmo com boas perspectivas, é essencial ter alguns cuidados na hora de comprar um imóvel para não ter surpresas desagradáveis. Faça uma pesquisa de mercado e encontre construtoras confiáveis e com um bom histórico; procure parcerias para aumentar a sua capacidade de investimento; e entenda como funciona o mercado de administração e aluguel de apartamentos.

 

Você está planejando investir em um imóvel? Compartilhe conosco suas dúvidas e expectativas!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
5 ideias práticas para melhorar sua vida financeira em 2022
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).