Crise econômica reduz lista de convidados

Escrito por: - Publicado em: 26/07/2016

O atual cenário financeiro e político brasileiro está afetando muitos casais que estão na fase de organização e planejamento do casamento. Inflação alta e desemprego são palavras que não combinam com essa fase mágica pré-casamento, não é?!

 

A lista de convidados sempre gera muitas dúvidas entre os noivos, porque nunca se sabe exatamente quem convidar, se é necessário chamar os colegas de trabalho, se os parentes distantes virão à festa, etc. Uma pesquisa feita no Grupo de Noivas do Mecasei.com no Facebook, que conta com quase 10 mil noivas ansiosas pelo seu Grande Dia, aponta que a primeira estratégia adotada pelos noivos que não querem deixar de realizar o tão sonhado casamento em momentos como esse é a redução da lista de convidados.

 

O número de convidados é um fator determinante para o orçamento do seu casamento, visto que influi no gasto com convites, com buffet e bebidas, com a locação do espaço de festas, entre vários outros custos. Mas, é possível equilibrar o orçamento da festa e o número de convidados. Confira as dicas que vão ajudar você não errar com os convidados.

 

→ Inclua seu noivo(a) nessa tarefa e façam uma lista conjunta. Assim, será mais simples para reduzir depois, além de evitar surpresas e conflitos.

 

→ Tenha em mente o orçamento para o Grande Dia. Sabendo quanto podem gastar, os noivos terão um parâmetro importante para a elaboração da lista.

 

→ É melhor partir de uma quantidade modesta de convidados. Será mais fácil incluir nomes do que retirar para adequar o orçamento.

 

→ Comece a lista pelas pessoas mais próximas, como familiares e amigos. Certamente você terá que abrir mão daqueles parentes e amigos que não vê há anos. Convide as pessoas com quem você mantém contato, que frequentam a sua casa e que você faz questão de estarem presentes no seu casamento.

 

→ Normalmente os noivos possuem um grande número de amigos e nem sempre é possível convidar todos. Pondere quais são aqueles que realmente não podem faltar.

 

→ Colegas do trabalho não precisam, necessariamente, ser convidados. Caso os noivos tenham um convívio fora do ambiente de trabalho com determinado colega, faça a entrega do convite de forma discreta (de preferência longe da empresa) e evite comentar sobre o evento para não gerar expectativa.

 

→ Não há obrigatoriedade de convidar todos os familiares, principalmente aqueles mais distante ou aqueles com quem o casal não tem convivência direta.

 

→ Cuidado com o endereçamento do convite:

– Quando você endereça o convite ao “Sr. Roberto”, quer dizer que o convite é exclusivamente para ele.

– Se você escrever “Sr. Roberto e Família”, fica em aberto o número de convidados possíveis de comparecer a sua festa. Imagina se esse convido resolve levar até a sogra?!

 

→ Não se sinta culpado por deixar algumas pessoas de fora da sua lista. Lembre-se que se trata do seu casamento e você não deve se sentir na obrigação de convidar apenas por educação. Trata-se de um momento íntimo e o casal deve dar prioridade às pessoas importantes na sua vida.

 

→ O casamento é um momento de muito orgulho para os pais dos noivos e certamente eles querem que os amigos deles também estejam presentes na comemoração. E, talvez sejam amigos que você mal conhece. Se isso acontecer, tente explicar que o orçamento já está comprometido e defina o número de pessoas que eles podem convidar. Mesmo que os pais estejam ajudando com as despesas da festa, é preciso estabelecer um limite de convidados.

 

→ As crianças são um assunto delicado, muito delicado. Convidar apenas os pais e não convidar as crianças pode deixar os pais chateados, sendo quase um convite para não ir. Pense bem antes de decidir excluir as crianças. Há uma série de atividades que podem entreter a criançada durante o seu evento.

 

→ Saber como lidar com as saias-justas é bem importante. Para aqueles que se auto-convidam para o seu casamento, agradeça o carinho e peça sua compreensão dizendo que o casamento será intimista e que nem todas as pessoas que gostaria que estivessem presentes estarão.

 

→ Lembre-se que cada pessoa que adicionar à lista, encarece o orçamento final. Por isso, não deixe de saber exatamente quem serão os convidados. Convites e adições de última hora podem multiplicar seu gastos e fazer com que ultrapasse o orçamento inicial.

 

Mesmo com os convidados cuidadosamente escolhidos é somente através do RSVP (que é a abreviação de “Répondez S`il Vous Plaît”, em francês, ou “Por favor, confirme sua presença”, em português) que você terá a noção exata de quantas pessoas estarão presentes no Grande Dia. Algumas ferramentas podem ajudar você de forma online. Com RSVP do Mecasei.com você poderá organizar sua lista de convidados e fazer o controle das confirmações de presença. O serviço traz praticidade tanto para o convidado que pode simplesmente entrar no site e fazer a confirmação, quanto apara os noivos já que automatiza o processo todo.

 

Está planejando o casamento e tem alguma dúvida? Comente!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
O brasileiro e sua relação emocional com as finanças
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).