Controle suas emoções na hora das compras
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 02/05/2016

O Dinheirama chama a atenção: você já reparou como acreditamos ter o controle das nossas ações no dia a dia? Planejamos nossos atos e pensamos racionalizar nossas atitudes, e somos inclusive cobrados por essa postura racional e politicamente correta.
Existem certos momentos em que nossas emoções tomam conta de nosso pensamento e, com isso, nossas decisões acabam sendo mais espontâneas, rápidas e nada racionais.
Um bom exemplo de quando isso acontece se dá na hora de comprar qualquer coisa, já que a atitude de comprar mexe bastante com as nossas emoções. Com isso, acabamos quase sempre mais do que havíamos planejado no início.
Outra coisa curiosa: sempre achamos que merecemos e podemos mais, um comportamento típico do ser humano, especialmente dos mais jovens; nós sempre agimos assim (pode perguntar para os seus pais, inclusive).
Quer um exemplo bem simples? Uma marca de chocolate coloca próximo ao caixa do supermercado um expositor com a seguinte frase “Você merece”. Fica difícil resistir se você vai ao mercado após um dia de trabalho cansativo e estressante, não é? Você lê e pensa “eu mereço mesmo!” e compra.
Pense no consumo consciente, com critério e respeito às prioridades; isso requer educação financeira. Lembre-se que existe toda uma estratégia de venda pronta para “fisgar” seu dinheiro. As cores da loja, a disposição das araras de roupas, a abordagem e o discurso do vendedor, tudo faz parte do plano para fazer você comprar.
Não deixe seu planejamento financeiro de lado ao se sentir “tentado” a comprar algo que você, a princípio, nem desejava. Ao sair pra comprar algo, tenha consciência.
Veja o artigo completo, clicando no botão abaixo: