Controle suas emoções na hora das compras

Escrito por: - Publicado em: 02/05/2016

O Dinheirama chama a atenção: você já reparou como acreditamos ter o controle das nossas ações no dia a dia? Planejamos nossos atos e pensamos racionalizar nossas atitudes, e somos inclusive cobrados por essa postura racional e politicamente correta.

 

Existem certos momentos em que nossas emoções tomam conta de nosso pensamento e, com isso, nossas decisões acabam sendo mais espontâneas, rápidas e nada racionais.

 

Um bom exemplo de quando isso acontece se dá na hora de comprar qualquer coisa, já que a atitude de comprar mexe bastante com as nossas emoções. Com isso, acabamos quase sempre mais do que havíamos planejado no início.

 

Outra coisa curiosa: sempre achamos que merecemos e podemos mais, um comportamento típico do ser humano, especialmente dos mais jovens; nós sempre agimos assim (pode perguntar para os seus pais, inclusive).

 

Quer um exemplo bem simples? Uma marca de chocolate coloca próximo ao caixa do supermercado um expositor com a seguinte frase “Você merece”. Fica difícil resistir se você vai ao mercado após um dia de trabalho cansativo e estressante, não é? Você lê e pensa “eu mereço mesmo!” e compra.

 

Pense no consumo consciente, com critério e respeito às prioridades; isso requer educação financeira. Lembre-se que existe toda uma estratégia de venda pronta para “fisgar” seu dinheiro. As cores da loja, a disposição das araras de roupas, a abordagem e o discurso do vendedor, tudo faz parte do plano para fazer você comprar.

 

Não deixe seu planejamento financeiro de lado ao se sentir “tentado” a comprar algo que você, a princípio, nem desejava. Ao sair pra comprar algo, tenha consciência.

 

Veja o artigo completo, clicando no botão abaixo:

 

 

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
5 ideias práticas para melhorar sua vida financeira em 2022
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).