Conheça os riscos ao investir o seu dinheiro

Escrito por: - Publicado em: 30/11/2015

Em tempos de incertezas, se torna ainda mais importante saber exatamente o que estamos fazendo e o risco inerente as nossas decisões. Isso vale para qualquer decisão em nossa vida e nossos investimentos. Nesse sentido, é essencial entender o que é risco. Abaixo o seu significado no dicionário da língua portuguesa:

 

Risco: s.m.(ital rischio) Possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa. R. bancário, Com: o que decorre do negócio entre banqueiros ou entre o banco e os correntistas. R. profissional, Dir: perigo inerente ao exercício de certas profissões, o qual é compensado pela taxa adicional de periculosidade. A risco de, com risco de: em perigo de. A todo o risco: exposto a todos os perigos. Correr risco: estar exposto a.

[TWEETBLOCK text=”Nos investimentos, existem diferentes tipos de risco que podem impactar os resultados.”]Nos investimentos, existem diferentes tipos de risco que podem impactar os resultados.[/TWEETBLOCK]É impossível eliminá-los, mas é possível mitigá-los. Realizar uma análise profunda nos ativos antes de investir e diversificar a carteira de investimentos entre diferentes ativos com baixa correlação (ativos que seguem direções opostas em relação a outro) estão entre as melhores iniciativas para atingir este objetivo.

 

É essencial entendê-los para reduzir o seu impacto. Seguem abaixo alguns dos mais importantes:

 

Risco Sistêmico

Provém de alterações econômicas de forma geral que podem afetar todos os investimentos, logo, não é possível reduzi-lo através da diversificação da carteira de investimentos.

 

Risco de Mercado

O valor dos ativos que integram uma carteira de investimentos pode aumentar ou diminuir de acordo com flutuações de preços e cotações de mercado, taxas de juros e resultados das empresas cujos ativos compõem a carteira, sendo que em caso de queda do valor desses ativos, o patrimônio da carteira pode ser afetado negativamente. A queda dos preços dos ativos integrantes da carteira pode ser temporária, mas não há garantia de que não se estenda por períodos longos e/ou indeterminados.

 

Risco de Crédito

Consiste no risco de os emissores dos ativos que integram a carteira de investimentos não cumprirem suas obrigações de pagar tanto o principal como os respectivos juros de suas dívidas, ou seja, o famoso “calote”.

 

Risco de Concentração

Consiste no risco de perdas decorrentes da pouca diversificação de emissores dos ativos componentes da carteira de investimentos.

 

Concluímos que o risco faz parte dos investimentos e, portanto, é essencial saber o “quanto” e “quais” riscos estamos dispostos a correr. Esta sim é uma variável que temos controle, uma vez que ao decidir onde investir, podemos escolher entre alternativas de maior ou menor risco.

 

Dessa forma, é possível focar no que temos controle para tomar boas decisões de investimentos.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).