Conheça os ETFs e tenha uma carteira diversificada de investimentos

Escrito por: - Publicado em: 15/03/2018

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds, fundos com cotas negociadas na Bolsa, de forma semelhante às ações, que replicam índices de ativos, como o Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11), por exemplo.

 

Ao adquirir cotas, o investidor, indiretamente, passa a deter todas as ações da carteira teórica do índice, sem ter que comprá-las separadamente no mercado. Para desfazer a posição, basta vender as cotas no mercado. Dessa forma, o ETF pode proporcionar mais rapidez e eficiência no momento de diversificar seus investimentos.

 

Dentre as vantagens dos ETFs destacam-se:

 

→ Menor custo: Possuem taxa de administração inferior aos Fundos Tradicionais.

 

→ Diversificação: Proporcionam investimento em uma carteira diversificada. Por exemplo, através do ETF é possível investir em ações que integrem uma carteira de um índice de referência, reduzindo, assim, o risco de concentração.

 

→ Flexibilidade: Permitem comprar e vender cotas no mercado secundário como se fossem ações.

 

→ Transparência: Possibilitam que o investidor acompanhe as alterações na composição ou proporção da carteira teórica de ações do índice de referência sem ter que comprar ou vender todos os ativos que estiverem na referida carteira. A qualquer momento é possível saber a composição do ETF.

 

Os ETFs são geridos por grandes gestoras e são um excelente veículo para alocar parte do patrimônio para quem deseja ter uma gestão passiva, ou seja, perseguir fielmente um índice específico.

 

Em muitos países os ETFs são bastante difundidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, são negociados desde 1993, com mais de 2 trilhões de dólares alocados nestes fundos. Já no Brasil, o primeiro ETF foi lançado em 2004, e hoje há quinze fundos ETFs listados na Bolsa (clique aqui para conhecer). Com o desenvolvimento do mercado de capital brasileiro, certamente teremos o lançamento de novos fundos, inclusive índices de renda fixa.

 

Conhecendo as vantagens dos ETFs, podemos utilizá-los para construir uma carteira de investimentos diversificada e eficiente, com custos baixos e gestão profissional. Planeje e seja feliz!

 

*Renan Lima é sócio da Alphamar Investimentos, graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Planejador Financeiro CFP®.

 

Embaixador no Espírito Santo da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros). Membro do Cindes (Federação das Indústrias do Espírito Santo), Instituto Líderes do Amanhã e Laboratório Estudar, programa de formação de lideranças da Fundação Estudar. Também atuou no Financial Times Group – Merger Market – em Londres, Inglaterra, e foi Trainee nas Lojas Riachuelo S.A.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade!
Por Equipe Organizze
Investimento para iniciantes: 3 dicas que vão te ajudar!
Por Equipe Organizze
3 armadilhas de investimentos: pirâmide, esquema Ponzi e bolha financeira
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como avaliar a rentabilidade dos investimentos
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).