Conheça bons investimentos para sair da poupança
Escrito por: Luana Biral - Publicado em: 24/09/2018

Por muito tempo, a poupança foi o investimento preferido de muita gente por não exigir um valor alto de depósito e por ser considerado seguro. Atualmente, o seu rendimento é bastante baixo e, apesar dos benefícios que oferece, não tem se mostrado um bom investimento para quem quer fazer o dinheiro render. Ela está rendendo em média 4,55% ao ano, mais taxa referencial.
Encontrar outros tipos de investimento pode ser uma boa alternativa para deixar o dinheiro aplicado, ter uma taxa de remuneração maior e não precisar arriscar muito com opções que possuem grandes oscilações de rendimentos ou podem te fazer perder dinheiro.
Conheça algumas dessas opções:
Bons investimentos para sair da poupança
Antes de investir, veja o que cada uma das opções oferece e entenda como elas funcionam.
LCA e LCI
Chamadas de Letra de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário são títulos dos setores que os identificam. O rendimento deles pode ser pré ou pós-fixado e não existe incidência de Imposto de Renda sobre ele.
O único porém é que o resgate só pode ser realizado no seu vencimento e, quanto maior o período de aplicação, maior a rentabilidade.
CDB
O Certificado de Depósito Bancário costuma garantir um bom retorno e pode ter juros pré, pós-fixados ou híbridos. O dinheiro aplicado é utilizado pelas instituições financeiras para financiar as suas atividades como concessão de crédito e depois se recebe os juros por isso.
Ele tem incidência de Imposto de Renda, porém utiliza uma tabela decrescente. Isso significa que, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor o imposto pago, tendo uma alíquota que varia de 22,5% a 15%.
Fundo DI
O Fundo DI pode ser indicado como um dos investimentos para sair da poupança, uma vez que possui liquidez diária, um rendimento maior que a poupança e pode ser movimentado a qualquer momento.
É preciso ficar apenas atento a taxa de administração para que essa não tenha um valor muito elevado.
Tesouro Selic
Essa é uma opção de compra e venda de títulos públicos. Assim, quem investe nele “empresta” o dinheiro ao governo e depois é remunerado por isso. Ele permite investimentos com valores baixos, tem liquidez diária, rendimento superior ao da poupança e um baixo risco.
Contudo, ele tem incidência de Imposto de Renda aplicada de forma decrescente, assim como no CDB.
RDB
O Recibo de Depósito Bancário costuma ser vinculado a uma instituição financeira de pequeno porte e se assemelha muito ao CDB, porém costuma ser mais atrativo financeiramente.
Eles não podem ser comercializados por corretoras e isso faz com que sejam menos conhecidos, por isso a compra tem que ser diretamente com a financeira. O seu rendimento costuma ser atrelado a algum indicador de inflação.
Sabendo de bons investimentos para sair da poupança é possível optar por colocar o seu dinheiro em diferentes aplicações e aproveitar o rendimento que elas oferecem. Entretanto, vale a pena se aprofundar um pouco mais no assunto e ver qual deles é mais vantajoso no momento.
*Bauruense, Luana Biral tem 27 anos, é graduada em Direito e trabalha como redatora. Se interessa por conteúdos web, finanças e tecnologia.