Conheça 4 armadilhas de consumo que todos nós caímos

Escrito por: - Publicado em: 17/02/2017

Você se considera uma pessoa consumista?

 

Será que as compras que você faz são totalmente conscientes?

 

A tomada de decisão errada pode levar você a se tornar vítima do consumismo, deixando de lado o consumo só do necessário e comprando coisas além da sua capacidade de pagamento, ou seja, se endividando.

 

Ok, falei da tomada de decisão errada e a seguir vou comentar sobre os processos que levam as pessoas a comprar em excesso. Jogar a culpa de estar endividado “nas costas” das empresas é um equívoco, porém, devemos admitir que campanhas de marketing, fácil acesso a crédito e outros fatores, influenciam diretamente na decisão dos consumidores.

 

Muitas vezes compramos por impulso porque estamos emocionalmente influenciados a comprar, falo um pouco mais sobre isso nesse texto, o desejo de “ter” algum produto ou serviço induz você a ir lá e passar o cartão.

 

A ideia desse texto é apresentar algumas armadilhas de consumo que você pode evitar caso tenha conhecimento.

 

Preparado para ter um consumo equilibrado? Vamos conhecer a seguir 4 armadilhas de consumo que você deve evitar.

 

1 – Cuidado com o crédito fácil

 

“Isso é uma cilada Bino”

 

Essa talvez seja a armadilha que quase todos não sabem. Te explico isso.

 

No Brasil, é comum grandes empresas de moda, empresas de eletrodomésticos e fabricantes de automóveis terem um lucro maior vendendo crédito do que vendendo seus próprios produtos. Na prática funciona assim, a maioria dessas grandes redes possui cartão de crédito próprio e estimula seus clientes a comprarem seus produtos parcelados ou financiados pelo cartão exclusivo da empresa, até ai tudo bem.

 

Mas o que você não sabe é que quando faz isso você está duplicando o lucro dessa empresa, o primeiro lucro está incluso no produto que compra e o segundo lucro está incluso no crédito fornecido a você através do cartão deles, eles ganham nos juros que você pagará do dinheiro emprestado a você através do crediário ou financiamento. Percebeu a jogada? Se preparar para comprar à vista vai fazer com que você consiga descontos nos produtos e evite pagar essas altas taxas de juros.

 

2 – Comprar por impulso

 

O consumo faz parte do nosso cotidiano mas é preciso tomar cuidado para não comprar por impulso.

 

Esse estudo revela que a dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer, é liberada em nosso corpo dois segundos e meio da decisão de compra e isso explica às vezes aquela sensação prazerosa momentânea ao efetuar uma compra.

 

As com compras feitas para nossas necessidades básicas são compras fundamentais e saudáveis e que geram conforto para nós, o problema é quando compramos por impulso é “dar um passo maior que a perna” e isso pode prejudicar sua vida financeira e gerar endividamento.

 

3 – Não compre somente porque todos estão comprando

 

Parece óbvio isso né? E de fato é óbvio, mas, pensa comigo, quando as pessoas ao nosso redor estão de celular novo, um carro bacana e outras coisas legais, acabamos sendo influenciados a comprar pelo “fator social”, pela vontade de pertencer a um determinado grupo.

 

Será que você precisa mesmo de um celular novo? Será que está mesmo na hora de trocar de carro? Convido você a refletir sobre isso e conhecer outra armadilha de consumo.

 

4 – Nem sempre suas compras são racionais

 

Estudar conceitos sobre finanças ajuda você a administrar melhor seus recursos mas não garante que você será um consumidor consciente.

 

Segundo a psicanalista Márcia Tolotti, autora do livro “As armadilhas do consumo”, um dos maiores erros de quem quer se dar bem com o dinheiro é achar que todas as compras são feitas de forma racional. No livro ela explica que “Quando compramos algo, escolhemos mais do que uma marca. Escolhemos os atributos que relacionamos a essa marca, como elegância, poder e aventura”.

 

Concluindo

 

Espero que com as dicas apresentadas aqui você se conscientize e tenha melhores escolhas de compra. Tentar evitar as armadilhas no consumo já é um passo importante para manter sua vida financeira organizada.

 

Caso queira conhecer mais conceitos como esse, eu criei um tempo atrás um Minicurso chamado “Como se livrar das dívidas em tempos de crise”, vale a pena se inscrever e assistir essas duas vídeo aulas, para se cadastrar e ter acesso é só CLICAR AQUI.

 

Obrigado e até a próxima.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Black Friday: como economizar com compras para casa?
Por Viva Decora
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).