Comprar ou alugar um carro: o que vale a pena?

Escrito por: - Publicado em: 27/04/2022

Ter um carro próprio por muito tempo foi desejo dos brasileiros. Esse conceito vem mudando nos últimos anos. Em 2021, com o valor dos veículos 0 km subindo até 35%, muita gente repensou essa ideia.

 

Comprar ou alugar um carro passou a ser uma discussão cada vez mais frequente. Por um lado, o número de empresas que disponibilizam o aluguel cresceu exponencialmente. De outro, os benefícios oferecidos pelas montadoras chamam a atenção.

 

O que parece que mais tem pesado na decisão tem sido o bolso. Os custos são os fatores que mais pensam no momento da decisão.

 

Vantagens em comprar um carro

 

Comprar um carro traz alguns benefícios aos donos. Esse conceito ainda é mantido por muitas pessoas, principalmente pelas mais conservadoras.

 

Não é de se estranhar que ainda há quem prefira comprar, pois traz alguns ganhos para o proprietário.

 

Aumentar o patrimônio

 

Ter um veículo próprio permite que aumente o seu patrimônio. Esse é um bem que será seu e poderá gerar valor ao ser revendido. 

 

Maior liberdade

 

Tendo o carro não precisa ter controle quanto ao uso. Por exemplo, fica livre de limites de quilometragem ou de local de circulação. Podem personalizar o veículo ou fazer ajustes sempre que achar necessário.

 

Vantagens em alugar um carro 

 

O aluguel é outra possibilidade de ter um carro para usar quando precisar. É claro que o veículo não será seu, mas estará à sua disposição durante a locação. Ele acaba sendo vantajoso porque:

 

Permite pegar um carro novo todo ano

 

Quem faz contrato de aluguel de 1 ano, ao final do período pode optar por trocar o carro por um o km. 

 

Menor responsabilidade

 

O pagamento de IPVA, documentação e seguro ficam por conta da seguradora. Além disso, ela é a que se responsabiliza pelas manutenções. O locador não precisa se preocupar com esses cuidados e custos, pois já estão inclusos no serviço.

 

Não há preocupação com a revenda

 

Para trocar de carro ou vender o que possui pode ser trabalhoso. Quem aluga não tem essa preocupação, ao final do contrato é só devolver. 

 

Custos de quem compra e aluga

 

Qual sai mais caro: Comprar ou alugar um carro? Para responder a essa pergunta é preciso pensar em algumas coisas.

 

Ao comprar um veículo é preciso ter o valor total para investir ou fazer um financiamento. Nesse segundo caso, terá um custo mensal por um período para que tenha com o carro. 

 

Além disso, deverá se preocupar com os custos de manutenção, como oficinas e outros. Deverá procurar pelas melhores seguradoras de carro para garantir que ele fique protegido. E não se pode esquecer da documentação e tributos.

 

Quem tem um carro próprio precisa pagar diferentes custos como:

 

→ Financiamento

→ Manutenção

→ Seguro

→ IPVA

→ Licenciamento

 

Além disso, há a depreciação que faz com que se perca dinheiro ao revender o veículo por sua desvalorização.

 

Para quem prefere fazer o aluguel, os custos são reduzidos, se resumem a:

 

→ Mensalidade do aluguel

→ Quilometragem excedente 

 

Esse segundo item pode ser que nem seja cobrado se calculada corretamente a previsão de uso. Então, seria um valor fixo mensal. 

 

Em ambos os casos, os custos com combustível sairão do bolso do motorista, então, será praticamente o mesmo. 

 

Comprar ou alugar um carro, afinal? 

 

Sabendo das vantagens de comprar ou alugar um carro e os custos relacionados é possível começar a imaginar qual o melhor caminho.

 

A questão é que a resposta não é a mesma para todas as pessoas. Depende muito do perfil de utilização e do valor disponível para comprar o veículo.

 

Quem tem o dinheiro para pagar à vista pode ser interessante comprar. Isso porque não será preciso pagar o financiamento e se ganha no momento da revenda. Entretanto, só é vantajoso para quem pretende ficar com o carro por mais de 2 anos ou usa muito.

 

Para quem gosta de trocar todo ano de carro, alugar pode ser mais vantajoso. Isso porque a maior depreciação acontece no primeiro ano. Além disso, com os contratos custos, todo ano estará de veículo novo.

 

Quem trabalha com o carro deve ter atenção. Isso porque os valores de aluguel costumam ser mais altos, além disso pode ser cobrada a quilometragem excedente. Isso pode acabar tendo um alto custo e reduzindo o lucro. 

 

Podemos dizer que o aluguel é interessante para quem troca de carro com frequência, não tem dinheiro para pagar à vista ou usa pouco o veículo.

 

A venda é interessante para quem fica com o carro por muitos anos, paga à vista, trabalha com o veículo e deseja ter um patrimônio.

 

Comprar ou alugar um carro é uma decisão que deve ser tomada levando em consideração o perfil do motorista. Não existe uma resposta pronta e em cada momento da vida uma alternativa pode ser a melhor. 

 

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para economizar na revisão do carro
Por Equipe Organizze
Como ser bom motorista e evitar gastos com o carro
Por Equipe Organizze
O que preciso levar em consideração ao escolher um carro usado?
Por Equipe Organizze
Trocar de carro ou consertar o atual? Veja o que compensa mais!
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).