Como viajar sem extrapolar o orçamento da família?

Escrito por: - Publicado em: 19/07/2018

Já estamos no final de julho e a oportunidade de viajar para dar uma relaxada ou para aproveitar o período de recesso da escola dos filhos parece ser imprescindível para quem quer encarar o segundo semestre. Porém, como fazer uma viagem bacana sem que isso atrapalhe as finanças do mês?

 

Fazer uma viagem nas férias é tudo de bom, pena que não é de graça e quem não se planeja tende a gastar mais do que pode e acaba ficando no vermelho. É importante lembrar que os valores gastos com juros podem ser iguais ao de uma viagem, desta forma quem paga parcelado viaja menos do que quem paga a vista. Para te ajudar a viajar mais, quero te dar cinco dicas de planejamento financeiro:

 

Tenha uma reserva financeira

 

Ter uma reserva financeira é pré-requisito para quem quer ter uma vida financeiramente saudável. Ter um dinheiro guardado e disponível quando for preciso traz uma tranquilidade imensurável para os momentos de aperto. E este pode e deve ser usado quando ocorrerem imprevistos durante sua viagem. Quando você retornar, não esqueça de recompor sua reserva de emergência.

 

Busque guardar dinheiro todos os meses

 

Para poder construir uma reserva de emergência ou para ter o valor a vista da viagem é necessário criar o hábito de economizar todos os meses. Um grande vilão neste momento são as contas mensais como o aluguel, o clube, a escola dos filhos, academia, faculdade, parcela do carro, telefone e internet. Por isso cuidado, se a metade do mês chega e você já está sem dinheiro tente rever este tipo de despesa. O ideal é que você gaste menos da metade da sua renda com este tipo de gasto.

 

Cuidado com os gastos por impulso e desnecessários

 

Muitas pessoas ganham muito bem, porém não conseguem economizar, pois não resistem ao impulso de comprar uma roupa nova, um celular recém lançado, um óculo do momento, entre outros. Tudo isso acaba gerando um descontrole financeiro e futuramente pode te impedir de fazer a viagem dos sonhos.

 

Cuidado com o uso do cartão de crédito

 

Quando o dinheiro acaba antes do final do mês, o cartão de crédito parece uma ótima alternativa. E realmente não é uma alternativa ruim, porém a probabilidade do dinheiro terminar cada vez mais cedo e você ter que usar cada vez mais o cartão de crédito aumenta. Por isso evite usar e parcelar as compras no cartão, o melhor é sempre pagar a vista. Quando faltar dinheiro, use sua reserva financeira.

 

Entenda como funciona a remuneração de férias

 

Quando recebemos o adicional de férias um dia antes delas começarem a sensação é que estamos ricos e que podemos gastar todo o dinheiro para viajar, relaxar e se divertir. Porém o valor referente ao adicional de férias corresponde a 25% ou menos do valor recebido, o restante corresponde a salário. Por isso cuidado, não saia gastando todo o valor, pois você tende a ficar sem dinheiro quando retornar de viagem.

 

Claro que quem não seguiu nenhuma destas dicas terá mais dificuldade para viajar sem que se endivide, mas isto não deve ser um motivo de desanimo e sim de incentivo para que você, desde já, organize sua vida financeira e comece a economizar para a próxima viagem.

 

Forte abraço. Até mês que vem!

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).