Como se planejar para estudar/trabalhar no exterior?
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 26/08/2016

Estudar e trabalhar no exterior é um sonho bastante comum nos dias de hoje. Seja para aprender um novo idioma, se aperfeiçoar nos estudos ou ganhar experiência e dinheiro, se essa é sua vontade, saiba que é possível!
O Blog da Rico destaca alguns pontos importantes para você planejar e realizar esse sonho!
Para começar é fundamental colocar tudo na ponta do lápis, pesquisar bastante e ter muita paciência – não é do dia para noite que você se planeja para uma decisão dessas.
Estudar ou Trabalhar?
Antes de começar o seu planejamento financeiro, defina se o seu objetivo é trabalhar ou estudar.
A grande questão é que a maioria dos países exigem um “visto de trabalho” que não é tão simples de conseguir, afinal, você precisa ter o trabalho para dar entrada neste tipo de visto.
Para estudar, tudo fica mais fácil. Com o visto de estudante você pode ficar à vontade para estudar e morar legalmente no país escolhido.
Mas saiba que há empresas de intercâmbio que oferecem um combo trabalho + estudos. Um dos mais comuns é o Au Pair.
Como fazer o planejamento financeiro? Veja algumas dicas práticas!
1 – Registre a sua renda mensal, quais são seus custos e quanto consegue poupar para este objetivo todo mês.
2 – Pesquise o país (ou países, se tiver mais de uma opção em mente) que deseja ir, selecione o que tiver melhor custo X benefício. Leve em consideração o custo de vida, clima, qualidade da escola, atividades culturais disponíveis na cidade escolhida. Nesta pesquisa você saberá quanto precisa ter para viajar.
3 – Sabendo quanto precisa acumular, ajuste seu orçamento e se prepare para cortar os supérfluos. Sim, para realizar grandes objetivos é preciso fazer adaptações. Quando você escolhe fazer algo, também abre mão de algumas coisas.
4 – Defina um valor mensal e aplique esse valor em um investimento seguro e que ofereça um rendimento que seja maior que a inflação. Nossa recomendação é aplicar no Tesouro Selic.
Dica bônus: Esqueça a poupança, pois ela não tem conseguido superar a inflação e é como se você deixasse seu dinheiro embaixo do colchão.
5 – Marque no seu calendário as possíveis datas da viagem. Além de ter uma meta clara e isso te ajudar a poupar, é uma forma de trabalhar a sua mente a favor da realização desse sonho.
6 – Faça o investimentos mensal com o mesmo comprometimento que paga a fatura do cartão ou a conta do celular.
7 – Procure atualizar seus registros com o investimento que tem feito. Assim, todo mês você vai ver seu dinheiro render e saberá o quão perto está do seu objetivo.
E aí? Ficou afim de começar seu planejamento? Clicando no botão abaixo, você tem acesso ao post completo! Boa sorte e boa viagem!