Como saber quando e onde investir na Bolsa de Valores?
Escrito por: Ana Cláudia Inez - Publicado em: 31/10/2016

Quem não conhece direito, pode cometer o equívoco de associar a Bolsa de Valores a um cassino – onde você aposta dinheiro e, se der sorte, ganha uma boa grana. O propósito deste artigo é justamente desmistificar a forma de lidar com o Mercado de Ações! Você verá que a bolsa não é um jogo de azar (ainda bem!).
Mesmo quem não compreende ao certo como este universo funciona sabe que a Bolsa de Valores oferece oportunidades excelentes de ganhos, mas também pode causar danos ao capital do investidor descuidado. Como é possível, então, saber onde investir dinheiro e realizar lucros sem contar apenas com a sorte?
Bem, os melhores amigos do investidor inteligente são os dados. Informações, estatísticas e o panorama do mercado podem ser estudados e compreendidos através de uma análise minuciosa. Deste modo, será possível descobrir quais são os melhores momentos para investir.
Quer entender como isso funciona e como esses dados realmente ajudam o investidor?
Como saber a hora certa de investir?
As análises se dividem em dois grupos: análise fundamentalista e análise técnica de ações. A primeira categoria está relacionada aos investimentos de longo prazo. Isso porque a análise fundamentalista busca examinar aspectos, como o balanço financeiro de uma empresa e sua governança corporativa, para determinar se um negócio tem boas perspectivas no longo prazo.
Isso significa, de forma mais simplificada, que a “saúde” de uma companhia será determinante para que se decida investir nela ou não. Afinal, ninguém quer aplicar dinheiro em um negócio que não tem muito futuro, não é?
A análise técnica, por sua vez, é utilizada por investidores que operam no curto prazo e também no Day Trade, que são transações que duram menos de um dia. Parece estranho dizer que há possibilidade de prever o que acontecerá no mercado dali a alguns dias ou horas. Aí é que está! Esta análise não prevê nada. Ela simplesmente utiliza indicadores para identificar tendências.
Veja bem, o Mercado Financeiro é formado por pessoas, certo? E, como todo ser humano, costumamos repetir padrões de comportamento. É aí, então, que esta análise vai conjugar informações relevantes para encontrar excelentes oportunidades de negócio.
Como as análises ajudam o investidor?
A dinâmica do mercado é bem óbvia e podemos senti-la no bolso frequentemente, seja no aumento da gasolina ou na queda do preço do cafezinho. Isso também acontece na bolsa. A oscilação dos preços das ações são diretamente afetadas pelo contexto político de um país (lembre-se do que estamos passando bem aqui no Brasil), ao desempenho econômico de um setor (se o mercado de petróleo vai bem, nossos bolsos provavelmente vão agradecer) e aos mais variados acontecimentos em âmbito global (tipo a saída do Reino Unido da União Europeia que pode afetar vários países ao redor do globo).
Isso tudo pode influenciar o valor de uma ação, mas o que realmente compõe seu preço é a maneira com que compradores e vendedores interpretam, reagem e tomam suas decisões a partir destes acontecimentos. Contudo, decidir comprar ou vender um ativo não deve ser feito de forma impensada. Agir por impulso é um erro grave! É preciso ter sangue frio e ser mais racional para começar a investir sem correr riscos desnecessários.
São as tendências identificadas pelas análises que vão ajudar o investidor a se manter fiel à sua visão estratégia e ter ótimos resultados. Isso porque elas são primordiais para definir o melhor caminho a se seguir.
No entanto, é preciso entender que esses padrões, assim como nosso jeito de vestir, não duram para sempre. Eles ocorrem por um determinado período e demandam dos investidores bastante atenção e agilidade para que as excelentes oportunidades possam ser aproveitadas.
Já dissemos antes, mas nunca é demais repetir: as análises não prevêem o futuro. A avaliação do mercado é feita de acordo com dados, utilizando fundamentos de estatística. Isso quer dizer que não é possível ter 100% de certeza do que vai ocorrer de fato.
Na verdade, elas dão uma indicação do cenário com maior probabilidade de acontecer. É por isso que um investidor inteligente está sempre atento ao que acontece no Mercado de Ações e sempre lança mão de ferramentas para evitar perdas imprevistas, caso haja uma mudança de cenário.
Viu só como a Bolsa de Valores não é algo tão abstrato e impalpável? Perca o medo de investir em ações e faça parte desse universo incrível. A hora é agora! A bolsa foi o investimento mais rentável no primeiro semestre de 2016. Vai ficar de fora dessa?