Como negociar uma promoção de cargo (e salário)?

Escrito por: - Publicado em: 20/01/2015

Chega um momento em que crescer dentro da empresa se torna uma meta pessoal para o funcionário. Mas nem sempre é tão fácil conseguir uma promoção de função, ou um aumento de salário.

 

Mesmo que o objetivo de um aumento, da promoção ou efetivação seja uma necessidade, sempre existe o medo de que o seu pedido tenha o efeito contrário e termine em um sonoro “não”, cause algum mal estar com seu chefe e seus colegas de trabalho ou, até mesmo o pior: uma demissão.Como saber qual é o momento certo para pedir um aumento? Como abordar seu gerente para conversar? Vamos te dar todas as dicas para deixar o medo de lado e se preparar para negociar uma promoção com seu chefe sem prejudicar sua posição atual na empresa.

 

Confira a seguir:

 

Como escolher o momento certo para pedir uma promoção de cargo?

Em alguns casos, o funcionário não precisa ir até o chefe e pedir uma promoção ou um aumento, pois isso lhe é oferecido naturalmente. Mas quando isso não acontece, a iniciativa de buscar uma posição melhor na empresa tem que partir do funcionário e não do seu superior.

 

Existem algumas situações que são ideais para tentar conseguir uma promoção de cargo (e, consequentemente, de salário). Confira quais são os melhores momentos para abordar a questão:

 

  • Depois de trazer resultados lucrativos para a empresa;

  • Está há mais de um ano e meio sem nenhuma promoção, metas ou expectativas;

  • Quando alcançar novas metas e demonstrar um grande empenho;

  • Ganha muito abaixo do que é compatível para seu cargo;

  • Subiu de posição e tem tarefas mais importantes ou acumulou novas funções, mas o contracheque não mudou;

  • Quando você recebe uma proposta de trabalho de outra empresa.

 

Também é preciso avaliar se o seu momento e o da empresa são propícios para tentar uma promoção. Faça uma autocrítica de como o seu trabalho está sendo feito, se as expectativas estão sendo superadas, se você cumpre suas metas etc. Tenha certeza de que existe o mérito, ou a conversa provavelmente não surtirá o efeito que você espera.

 

É preciso ser racional e analisar se o momento da empresa está estável, e se o seu salário realmente condiz com o mercado. Se você não está conseguindo pagar as contas, não significa que a empresa não esteja te pagando o necessário.

 

Chegou a hora: como ir até o chefe?

Chegou a hora de conversar com o chefe sobre o assunto. Como se preparar? Quais argumentos usar para convencê-lo de que você merece esse benefício? Veja o passo a passo:

 

Pense: por que você merece essa promoção?

Quais são motivos pelos quais você merece essa efetivação? Reflita sobre o seu desempenho e identifique os benefícios que você trouxe para a empresa nos últimos meses, em quais projetos você teve uma participação importante etc.

 

Quando for conversar, não esqueça de exemplificar seus resultados. Diga que cortou custos, cite os projetos realizados, quais soluções você apresentou. Apenas tenha cuidado para não soar arrogante, seja sutil. Tente justificar seu desejo pela abordagem profissional, pois pelo lado pessoal nunca funciona!

 

Marque um horário com seu chefe

Agende um horário para conversar com ele e diga que você quer falar sobre o seu trabalho. Escolha um dia em que vocês dois tenham agenda limpa e sem maiores atribulações. Conversar sobre esses assuntos em um horário cheio de tarefas e preocupações vai tirar a atenção que esse assunto merece.

 

Evite marcar essa conversa antes das férias dele ou na primeira semana depois do retorno ao trabalho. Também evite esse encontro em dezembro, principalmente perto do 13º, ou na época de algum benefício. Nessas épocas, as empresas têm muitos gastos com pessoal, portanto estarão menos dispostas a te concederem o benefício.

 

Apresente outras propostas de emprego

As empresas oferecem um aumento quando notam que você traz ótimos resultados ou quando você recebe outra proposta de trabalho. Nesse caso, os chefes tendem a ficar com medo de te perder para outro lugar, já que substituir um bom funcionário leva tempo, dinheiro e esforço. Portanto, você tem uma proposta melhor? Fale. Se realmente quiserem que você fique, aumentarão seu salário.

 

Quer uma promoção? Peça mais trabalho!

Você quer realmente um aumento ou ser efetivado na empresa? Então demonstre uma atitude proativa em relação ao trabalho. Peça novas metas ao seu chefe e mostre que você está estimulado a fazer mais. Essa atitude mostra que você se compromete com os resultados e objetivos da empresa — e não apenas com os seus.

 

Pedir mais trabalho pode não parecer uma boa ideia, mas mostrar que você quer crescer e demonstrar seu talento faz com que o chefe passe a te enxergar como uma pessoa que merece uma oportunidade melhor.

 

E se não funcionar?

Se mesmo seguindo nossas dicas, a resposta for negativa, não desista. Pergunte ao seu superior o que falta para que seu desejo seja atendido e trabalhe com paciência e dedicação até alcançar o que você espera. Se, mesmo que você mereça, ele não quiser nem negociar, vale a pena procurar outra empresa que te valorize mais.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Está decidido a conversar com seu chefe sobre a questão? Não se esqueça de comentar e contar sua experiência para nós, e de ler, também, outros posts relacionados, abaixo:

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
5 ideias práticas para melhorar sua vida financeira em 2022
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).