Como fazer uma lavanderia bonita e barata? Confira 5 dicas infalíveis

Escrito por: - Publicado em: 17/06/2022

A lavanderia é um dos ambientes mais compactos da casa e, por conta dessa característica, precisa contar com soluções para otimizar o espaço e garantir que os produtos de limpeza e de lavagem de roupas sejam guardados com organização. 

 

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar muito dinheiro para fazer uma lavanderia bonita. Existem opções econômicas e super práticas que auxiliam na organização e beleza do espaço. 

 

Quer saber como economizar no projeto da lavanderia? Continue lendo nossas dicas! 

 

1. Aproveite todos os cantos do ambiente 

 

Instale móveis na parte superior da lavandeira para ter onde guardar os produtos de limpeza, itens de organização e higienização das roupas. 

 

A solução para economizar no projeto de móveis planejados é instalar prateleiras e nichos. Instale a quantidade que for adequada para o espaço, mas que suporte todos os itens que você costuma usar no dia a dia. 

 

Além da parte superior, caso você tenha um tanque, também aproveite o espaço embaixo dele para colocar um gabinete simples e eficiente. 

 

Também considere utilizar ganchos nas paredes para ter onde pendurar roupas, cabides ou itens de limpeza que precisam ficar em lugares mais arejados. Ou seja, instale móveis que facilitem sua rotina de limpeza. 

 

 

2. Otimize espaço na lavanderia 

 

O ideal é comprar uma máquina de lavar e secar para otimizar espaço na lavanderia. Porém, caso você já tenha duas máquinas (1 de lavar, outra de secar), a dica é colocar uma sobre a outra – assim você ganha mais espaço para instalar os armários ou fazer um tanque.

 

Falando sobre o tanque, que tal trocar o modelo tradicional (que é grande e ocupa muito espaço) por uma cuba tradicional? É a opção perfeita para ambientes compactos e ainda deixa a decoração super bonita!   

 

Outra ideia que ajuda a otimizar espaço na lavanderia é utilizar portas de correr no projeto, seja nos armários ou para quem quer esconder a lavanderia do restante da decoração. A porta de correr não atrapalha a circulação do ambiente. 

 

 

3. Defina um estilo para o ambiente 

 

A lavanderia também faz parte da sua decoração, portanto, capriche na escolha dos móveis e das cores do ambiente. 

 

Este tópico é ainda mais importante quando a lavanderia é integrada à cozinha, pois não há divisão entre eles. A dica para não errar na decoração da lavanderia integrada é fazer os móveis nas mesmas cores que os armários da cozinha, para que haja continuidade entre os ambientes. 

 

Outra dica importante: faça uma bancada integrada, ela pode começar na cozinha e terminar apenas na lavanderia. A decoração fica muito mais bonita e clean desta forma. 

 

Caso sua lavanderia não seja integrada à cozinha, então você pode ficar à vontade para escolher as cores e o estilo do ambiente. Nossa dica é utilizar cores claras, que ajudam a ressaltar a sensação de amplitude, iluminação e limpeza de ambientes pequenos. 

 

 

4. Invista em móveis multifuncionais 

 

Não tem jeito, espaços compactos pedem por móveis funcionais, como um armário multiuso com tábua de passar acoplada ou um cabideiro simples instalado embaixo das prateleiras, para você ter onde pendurar as roupas antes de passar. 

 

Priorize os móveis que não ocupam muito espaço, mas que entregam benefícios para sua rotina. 

 

Também considere essa dica ao escolher o varal da lavanderia, afinal, algumas roupas estragam com o uso frequente da secadora, o ideal é ter ao menos um varal pequeno na lavanderia para secar essas peças mais frágeis. 

 

Geralmente o varal de teto é a melhor opção para lavanderia pequena, pois as roupas no alto secam mais rápido. Mas, caso não tenha espaço suficiente para instalar esse modelo, considere comprar um varal de chão dobrável – assim você desmonta o varal quando não precisar dele para secar as roupas. É super prático! 

 

 

5. Mantenha a lavanderia organizada 

 

A organização anda lado a lado com a decoração. Se um ambiente está bagunçado, é impossível ver o quanto os móveis e enfeites são bonitos. A bagunça “rouba” toda a atenção do ambiente 

 

E a lavanderia, por ser um espaço pequeno e cheio de itens de limpeza, é um dos locais mais propensos à bagunça. 

 

A solução é simples: Usou? Guarde! Não deixe nada para depois. Sempre que pegar um produto da prateleira para usar, guarde no final da limpeza. Dobre as roupas ao tirar do varal ou da máquina de lavar e já leve ao quarto para colocar no guarda roupa. 

 

É uma dica super simples, mas que faz toda a diferença na rotina de casa. 

 

 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Black Friday: como economizar com compras para casa?
Por Viva Decora
Economizando em casa: cortinas comuns ou persianas, qual o mais barato e funcional?
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).