Como fazer um controle sem ter que anotar tudo?

Escrito por: - Publicado em: 09/01/2017

Verão, férias, festas, tudo está propenso para gastar, e muitas vezes gastamos em todos os dias das férias. Esta constância nos gastos deixa cada vez mais difícil nosso controle financeiro. Mas como manter este controle de forma fácil neste período de descanso?

 

Um controle financeiro tradicional defende a ideia de que devemos anotar todos os gastos e classificando-os em categorias, para que no final do mês possamos saber para onde foi o nosso suado dinheiro. Porém nas férias os nossos gastos saem do padrão, pois devido a um maior tempo livre tendemos a gastar com maior frequência, aumentando o número de gastos para serem registrados, e consequentemente o tempo que acabamos gastando para fazer este controle acaba aumentando.

 

E se fazer controle financeiro no dia a dia, para muitos, já é algo penoso, imagina ter que gastar uma boa parte do nosso precioso tempo das férias com este tipo de controle ? Realmente é algo que se torna complicado de efetuar e muitos acabam fugindo de tal tarefa, causando por sua vez o descontrole financeiro neste período, o que pode levar a um endividamento desnecessário.

 

Mas como manter o controle das finanças nas férias, sem ter que gastar muito tempo com este?

 

Se efetuar o controle financeiro tradicional se tornou complicado para você, sugiro que adote o controle financeiro através do seu saldo, ou seja, separe um valor que você queira e possa gastar durante este período. Divida este valor pelos dias em que você ficará de férias, desta forma você saberá quanto pode gastar em cada dia. A medida que os dias forem passando você pode ir sacando o dinheiro e gastando apenas o valor que você separou para aquele dia. Discipline-se para que quando o dinheiro acabar você pare de gastar, e resista a tentação de utilizar o cartão de crédito.

 

Se em determinado dia você gastar menos do que aquilo que você tinha separado, você poderá utilizar este valor nos próximos dias, porém se você não conseguir resistir e acabar gastando mais do que aquilo que foi determinado, terá que gastar menos nos próximos dias. Por isto é importante saber o quanto você gastou em cada dia, e este será seu principal controle financeiro.

 

Para realizar este controle, separe um momento do dia para verificar em sua carteira quanto você tem, faça isto todos os dias. Para saber quanto você gastou em determinado dia, diminua do valor que você tinha na carteira no dia anterior, do valor que você tem hoje, o resultado desta conta será o valor que você gastou. Caso você tenha realizado um saque não esqueça de descontá-lo do valor que você tem em carteira hoje: para ficar mais fácil, siga a fórmula abaixo:

 

Gasto do dia: Saldo anterior – (Saldo atual – Saques realizado no dia)

 

Depois que você descobrir o quanto você gastou no dia, não deixe de registrar este valor no seu Organizze, na categoria Férias. Desta forma você saberá quanto você gastou sem ter que ficar anotando minimamente cada gasto, e poderá aproveitar as férias mais tranquilamente, e gastar sem peso na consciência.

 

Não deixe de aproveitar as férias por medo de gastar, mas gaste com moderação, segundo as suas possibilidades.

 

Forte abraço a todos

 

Até o mês que vem.

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).