Como enriquecer na Bolsa: mitos e verdades

Escrito por: - Publicado em: 18/05/2017

Você provavelmente já deve ter visto em algum filme de Hollywood, alguém ganhando a vida como investidor na Bolsa. Tudo parece ser tão fácil, é só investir o dinheiro e BUM! Fica rico da noite pro dia. Bom, você que acompanha o blog não deve pensar isso, mas muitas pessoas acham que isso é verdadeiro.

 

Pra mostrar a realidade do mercado, o Blog da Rico elencou alguns mitos e verdades de quem tenta viver da Bolsa. Será que dá pra trabalhar da beira da praia mesmo? Confira abaixo!

 

Mitos e verdades sobre como enriquecer na Bolsa

 

Quem nunca viu aquela foto do operador da Bolsa na praia? Ela é uma farsa.

 

Claro que é possível operar ações e contratos na praia. Mas você realmente acredita que alguém consegue ser produtivo com tantas distrações? E o pior, com todo o sol e areia ao redor?

 

Essa imagem vende uma mensagem mentirosa. A missão de como enriquecer na Bolsa não é fácil. Subjetivamente, ela diz que é muito fácil ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.

 

No entanto, esse é um mito. A verdade é que o dia a dia na Bolsa de Valores é resumido em trabalho duro. Principalmente se você decidir operar como Day Trader (operador que compra papéis e os vende no mesmo dia buscando lucro).

 

Graças à tecnologia e à internet, é possível trabalhar em casa como um trader profissional sim. Mas mesmo assim, é preciso ter um grande conhecimento prático e teórico do mercado para operar em tempo integral como um profissional.

 

Imagine a situação: amanhã você acorda e decide ser médico. Então, na outra semana, você vai em uma clínica ou hospital para começar a atender pacientes que não possuem margem para erros.

 

Seria um absurdo não é mesmo? Acontece justamente o mesmo, todos os dias no mercado. Centenas de pessoas deixam os seus empregos com um ano ou até menos de estudo e experiência no mercado para operar profissionalmente.

 

Você tem capital o suficiente para permitir uma margem para erros? Está disposto a perder esse dinheiro? Afinal, umas das regras de mercado é nunca arriscar algo que não está disposto perder.

 

Outro mito do mercado de ações é que basta ter R$ 10.000 para começar a operar. Afinal, se você conseguir apenas 1% de lucro por dia, em 20 dias úteis, você terá um salário de R$ 2.000.

 

Esse raciocínio possui diversos níveis de erros. O primeiro é fazer uma conta de renda fixa, mercado de investimento que conta com previsibilidade, para um mercado de renda variável, onde é muito difícil prever o retorno das aplicações.

 

O segundo erro é não levar em consideração que você vai perder dinheiro em alguns dias. E quando ganhar, pode não ser o 1% desejado.

 

O terceiro erro é não calcular os custos. Um trader (operador) precisa pagar o Imposto de Renda e algumas taxas que são cobradas por operação. Esses custos vão morder grande parte do seu lucro. Principalmente operando com pouco dinheiro.

 

Esse é outro erro: não tentar viver da Bolsa de Valores com pouco dinheiro. Não existe limite de dinheiro para operar. Você pode começar com o que tem em mãos.

 

Mas é preciso ter um planejamento comprovado que mostre se é viável ou não começar a investir. Então, se você não possui um grande capital e ainda não tem experiência ou conhecimento sobre a BM&FBovespa, é recomendado que você não opere com o seu dinheiro neste momento.

 

Como no começo de tudo, você vai errar bastante. Mas não desanime. Também é mito que apenas as pessoas que têm talento podem enriquecer no mercado de capitais. Se você se esforçar e não desistir, com certeza terá sucesso.

 

Saiba mais sobre esse mercado clicando no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade!
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).