Como contratar o fornecedor ideal para o seu casamento

Escrito por: - Publicado em: 20/10/2017

Dos casamentos mais simples aos mais luxuosos, é praticamente impossível fazer esse grande evento sem contratar um fornecedor sequer. Sim, mesmo que você seja o tipo de noiva que tenha muitas habilidades manuais e saiba utilizar as técnicas para “Do It Yourself”, será necessário contratar o Buffet e um serviço de fotos, pelo menos. Separamos algumas dicas para você contratar o fornecedor ideal para o seu casamento, pois na hora de assinar o contrato sempre bate aquela insegurança, não é mesmo?

 

→ Antes de mais nada, tenha um orçamento. Estipule com antecedência quanto pode gastar e planeje tudo de acordo com esse valor. O orçamento deverá ser a primeira etapa na organização do seu evento. Infelizmente, nem sempre o fornecedor que você mais gostou é aquele pelo qual você pode pagar.

 

→ Alguns fornecedores são indispensáveis, atendem poucos casamentos por final de semana e também podem influenciar nos gastos com outros fornecedores. Você poderá começar com esses:

 

Local: têm influência direta nos demais gastos e nas suas escolhas (decoração).

 

Oficiante: caso queira realizar a cerimônia fora da igreja.

 

Cerimonial e/ou Assessoria: pode auxiliar você a não errar na escolha dos fornecedores, além de acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos contratos e a prestação dos serviços no dia do evento.

 

Buffet: atendem poucos eventos por final de semana.

 

Foto e vídeo: os melhores profissionais possuem agenda bastante concorrida.

 

Busque indicações de outras noivas

 

→ Após ou ao mesmo tempo da contratação dos fornecedores indispensáveis contrate conforme as suas prioridades. Ou seja, de acordo com a importância que você dá ao serviço de determinado fornecedor. Para algumas noivas pode ser o tão sonhado vestido branco, para outras pode ser o DJ.

 

→ Alguns fornecedores costumam atender várias noivas por final de semana, como convites, lembrancinhas, doces, flores, etc. Esses podem ser escolhidos com calma, e também fazem muita diferença no seu Grande Dia.

 

→ Busque indicações no momento da contratação do fornecedor ideal. Peça referências, verifique entre os casais de amigos que casaram recentemente, em fóruns e grupo de noivas, em blogs ou sites confiáveis. Conhecer alguém que já contratou aquele mesmo serviço pode ser muito útil.

 

→ Sites de reputação e até mesmo as fanpages dos fornecedores podem mostrar detalhes que fazem a diferença na escolha, como os elogios e reclamações de usuários/clientes.

 

Não esqueça de conferir os detalhes

 

→ Confira a qualidade antes de contratar, aquele ditado do “barato que sai caro” cabe perfeitamente nessa situação. É bastante comum que os noivos façam degustação do buffet e dos doces. Assim como nos itens de alimentação, peça aos fornecedores que está orçando, amostras do serviço que será prestado. Por exemplo, no caso do fotógrafo, peça para ver um álbum completo de um
casamento. Ou no caso da banda, solicite para assistir um show realizado por essa. Experimente tudo o que você puder antes da contratação.

 

→ Solicite contrato de todos os serviços contratados e leia com muita atenção antes de assinar. Fique atenta nas partes referentes a multas, cancelamentos, prazos de entregas e o que acontece caso o profissional não compareça no dia do evento. Não fique com dúvidas!

 

→ Considere a facilidade de se comunicar com o fornecedor desejado, seja por email, telefone, WhatsApp, etc. Quanto mais disposto a responder seus questionamentos provavelmente mais eficiente será caso haja algum problema ou imprevisto a ser resolvido. Uma boa comunicação com o profissional é algo que você deve considerar positivo.

 

→ Tenha afinidade com fornecedor que você contratar. Converse com o profissional e sinta se ele realmente entende o que você está planejando para o Grande Dia. Ele será responsável pelo sucesso do seu casamento e pelas lembranças posteriores.

 

Faça diversos orçamentos

 

→ Negocie! Normalmente os serviços para casamento tem um valor acima do esperado. Então, sempre peça ao menos três orçamentos diferentes que estejam na mesma categoria. Assim você terá um comparativo de preço e também do que cada profissional oferece. Sabendo isso, sinta-se à vontade para pedir um desconto e/ou negociar a forma de pagamento.

 

→ Escolha a melhor forma de pagamento. Os fornecedores costumam pedir um sinal no ato da contratação para reservar a data, e o restante do pagamento na semana do evento. Pagamento à vista pode garantir um bom desconto, mas nesse caso conheça o fornecedor o suficiente para ter confiança de que o serviço será cumprido conforme o contratado.

 

Por fim, saber o que você quer para o seu Grande Dia ajuda muito na busca dos fornecedores ideais. Existem infinitas opções para todos os estilos, gostos e bolsos. Mas se o seu estilo estiver bem definido, isso vai evitar desperdícios de tempo e energia.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).