Como aproveitar bem o 13º salário

Escrito por: - Publicado em: 28/11/2011

Chegando o fim do ano é hora de receber o 13º salário e se preparar para as férias e compras de Natal.

É comum ver pessoas que antes de receber o salário já estão com o dinheiro totalmente comprometido em empréstimos e prestações.

 

O 13º salário surge no fim do ano como uma ótima oportunidade para solucionar ou minimizar os problemas financeiros mais graves. É recomendado eliminar dívidas com esse dinheiro, pagando à vista quando possível, sempre tentando negociar descontos sobre os valores a serem pagos já que é o momento em que se pode pagar o valor integralizado em uma só parcela.

 

Para quem não tem dívidas e não está com a corda no pescoço no fim do ano, é recomendado guardar o dinheiro para pagar as contas mais comuns de início de ano como IPTU ou IPVA com desconto por pagar apenas em uma parcela.

 

Outra grande utilidade do dinheiro que chega nos últimos meses do ano é a compra do material escolar dos filhos no início do próximo ano. Quem tem filhos em idade escolar sabe que uma das grandes despesas anuais são as compras escolares em início de ano escolar. Os materiais solicitados pelas escolas costumam ser caros e é importante que seja feita uma pesquisa de preços para que não seja usado todo o dinheiro recebido possibilitando que parte do 13º seja usado em outras despesas ou investimentos.

 

Para os que estão mais preparados financeiramente recomendamos que o dinheiro extra recebido pelos trabalhadores no regime CLT no fim do ano seja colocado em investimentos (poupança,CDB, renda fixa…) para ser usado como reserva de emergência.

 

Entretanto, utilizar o 13º para eliminar dívidas não deve servir de motivação para entrar em novas dívidas desnecessárias. Se em 2011 você acabou adquirindo várias dívidas e está precisando desse dinheiro no final do ano para respirar um pouco, não repita os mesmos erros no ano que vem.

 

Desse modo, em 2012 procure fazer um planejamento de suas finanças pessoais para que o dinheiro de 13º possa ser utilizado da melhor maneira possível, seja aumentando seus investimentos rumo aos seus sonhos ou diminuindo as despesas para o ano que seguirá.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).