Como antecipar o décimo terceiro salário?
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 08/11/2019

Antecipar o décimo terceiro salário pode ser uma opção para quem precisa de dinheiro no fim do ano e não pode esperar.
No artigo de hoje, entenda como solicitar essa linha de crédito, benefícios e alternativas para sair das dívidas e iniciar bem o ano.
Como antecipar o décimo terceiro salário?
A antecipação do décimo terceiro salário, como o próprio nome sugere, permite receber o valor antes do prazo original.
Assim, o décimo terceiro salário que é pago, geralmente em duas parcelas, nos meses de Novembro e Dezembro, em datas pré-determinadas pela empresa ou pelo órgão pagador ou até a data limite definida por lei pode ser recebido antes.
Esse pagamento funciona como um empréstimo e é liberado somente por alguns bancos. Em contrapartida, depois de ter o valor recebido, o solicitante deve quitar seu débito com o banco contratado. As taxas de juros vão variar em função do valor solicitado e o prazo para pagamento pode ser de 30 a até 90 dias. Dependendo do valor disponível, é possível antecipar até 80%.
Pré-requisitos
Os empregados que têm registro em carteira, assim como funcionários públicos e aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar essa operação junto ao banco em que já são correntistas. Portanto, é preciso que o interessado tenha uma conta bancária ou conta-salário no mesmo banco.
O crédito solicitado pode ser transferido para outra conta no nome do mesmo titular. No entanto, o crédito pago pela empresa ao seu colaborador, deve cair na mesma conta de origem. Essa é a garantia de que o pagamento da dívida será realizado de forma automática.
Quando vale a pena solicitar?
Quando existe algum compromisso financeiro que não pode ser adiado ou pago de outra forma ou em casos emergenciais. Nestes momentos, para não correr o risco de utilizar o cartão de crédito ou ou cheque especial, vale a pena considerar essa alternativa como uma das possíveis soluções.
Antecipar o décimo terceiro salário não é indicado, entretanto, caso a data do pagamento esteja bem próxima ou pode ser negociada. Isso porque, esse dinheiro emprestado também tem seu custo e pode não compensar.
Veja agora as vantagens e desvantagens para o seu bolso.
Vantagens e desvantagens de antecipar o décimo terceiro salário
Algumas situações emergenciais podem fazer com que o dinheiro extra seja bem-vindo. No entanto, como nem sempre a data do pagamento pode ser alterada diretamente, então, uma forma de consegui-lo mais facilmente é através dos bancos. Entre os principais benefícios estão:
→ Ter o dinheiro adicional quando precisar
Ao invés de ter que esperar o pagamento programado, quem precisa antecipar o décimo terceiro salário pode ter acesso fácil ao dinheiro, quando precisar.
Isso quer dizer que a emergência pode ser resolvida antes ou que os planos não precisam ser mais prorrogados.
→ O crédito é pré-aprovado
Diferente de outras opções de crédito, a análise e liberação da antecipação do décimo terceiro salário são mais rápidas. O crédito é pré-aprovado e tem como garantia o recebimento do décimo terceiro, dentro do seu prazo original.
As desvantagens dessa opção são:
→ Valor retido
Quando a segunda parcela cair na conta, o banco irá saldar a dívida automaticamente, deduzindo do saldo bancário. Dessa forma, não é possível contar novamente com o valor do décimo terceiro. O cuidado, neste caso é se organizar para não ter nenhum desencaixe financeiro.
→ Pagamento da taxas de juros
Como qualquer serviço financeiro prestado por um banco, esse tipo de empréstimo também precisa ser remunerado. Essa forma de pagamento inclui, portanto, a taxa de juros. É preciso fazer as contas para avaliar até que ponto o empréstimo compensa ou se vale a pena esperar pelo pagamento da segunda parcela.
Outra recomendação importante é comparar o Custo Efetivo Total de outras modalidades de crédito pessoal.
Agora que você já sabe como antecipar o décimo terceiro salário, quando precisar, aproveite para saber as 3 melhores maneiras de usar o décimo terceiro, para começar bem o ano sem dívidas.
Por Danielle Vieira | Apaixonada por marketing, descobriu os números e finanças ao longo do caminho e, decidiu ajudar as pessoas através da educação financeira. Hoje faz isso atuando no marketing da bxblue, fintech acelerada pela Y Combinator e escrevendo em alguns portais.