3 clichês que estão impedindo que você enriqueça
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 13/03/2016

O portal Exame dá a dica: para não cair em armadilhas, não é preciso colocar o dinheiro como a maior prioridade na vida ou deixar de buscar objetivos que tragam satisfação. A questão é não deixar que essas recomendações atrapalhem o orçamento financeiro e acabem por atrair apenas estresse e frustração.
Alguns clichês como “viver um dia de cada vez” não devem ser levados ao pé da letra. Veja três exemplos:
1. Viva um dia de cada vez sem pensar no amanhã
Não pensar no futuro ou nas contas do final do mês e viver o presente, seguindo a famosa frase em latim “Carpe Diem” pode incentivar compras por impulso que prejudicam o orçamento.
Gastos sem planejamento costumam ser mais salgados do que as compras que passam por uma pesquisa prévia de preços, nas quais é possível verificar a relação entre custo e benefício da escolha.
2. Dinheiro não compra felicidade
Se levada até as últimas consequências, esta afirmação pode ser perigosa. Mesmo porque, alguém com uma série de problemas financeiros dificilmente ficará livre de sentimentos negativos, como estresse e angústia.
Portanto, mesmo que o dinheiro não seja prioridade, o orçamento pessoal não deve deixar de ser monitorado para não provocar situações que tragam desconforto e até infelicidade.
3. Não sofra por antecipação
Viver preocupado com o futuro não é saudável, mas também não é recomendável nunca se preocupar com o amanhã ou não se antecipar a imprevistos.
Tanto o orçamento pessoal, como os objetivos financeiros devem ser reavaliados constantemente. Insistir na compra de um imóvel financiado, mesmo em um cenário de alta de juros, ou manter o portfólio de investimentos que já não tem o mesmo rendimento, são decisões que podem gerar prejuízos.
Clicando no botão abaixo, você vê mais clichês que podem estar te impedindo de alcançar o sucesso financeiro. Confira!