Carro zero ou usado? Qual a melhor opção para quem tem 30 mil reais para investir?

Escrito por: - Publicado em: 10/04/2017

Diante do momento de instabilidade econômica que o Brasil atravessa é natural que o  consumidor esteja mais receoso ao investir no sonho do carro novo. Uma recente pesquisa da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostrou que, nos últimos meses, a venda de seminovos cresceu 17% no país.

 

No entanto, o aumento na venda de usados não indica que os zero quilômetro deixaram de ser atrativos para o consumidor. Apesar dos preços não terem caído, as concessionárias estão apostando em condições especiais de venda, parcelamentos, financiamentos e até na compra do carro antigo par abater no preço do novo. A professora universitária Patrícia Meyer conta porque prefere investir em um modelo zero km. “Eu ando com o carro à noite. Já comprei modelos usados e tive muito problema com mecânico. Para evitar esse tipo de imprevisto eu prefiro hoje, sem dúvida, esperar um pouco e investir em um zero quilômetro”, pondera a professora.

 

Assim como evidencia Patrícia, o consumidor que prefere um modelo zero tem vantagens como segurança e tranquilidade por mais tempo com itens práticos manutenção, revisão e troca de peças. A desvalorização do modelo, entretanto, é um pouco maior que a do usado, mas as taxas de juros e negociações como instituições financeiras para financiamento é maior. No comparativo com o mesmo valor, aproximadamente a de 30 mil reais, é possível comprar um Volkswagen up! 1.0 zero-quilômetro, ou um Renault Sandero 1.6, modelo 2014, por exemplo.

 

Já quem investe em um modelo usado, acaba levando um carro mais sofisticado e potente por um valor semelhante ao de um modelo zero mais básico. O assistente administrativo Luan Romero de Souza analisa a compra do seu primeiro veículo e vê no seminovo a chance de um carro que atenda melhor as suas expectativas. “Com toda certeza se fosse investir em um carro hoje, compraria um semi novo, que, praticamente é um carro novo, só que mais barato. Com a diferença, eu investiria em opcionais”, afirma. No geral, os modelos com até 2 anos custam de 10 a 20% menos que o modelo zero. Uma diferença que pode chegar até 6 mil reais em alguns veículos.

 

Já passou por essas situações? Conta pra gente nos comentários!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade!
Por Equipe Organizze
Investimento para iniciantes: 3 dicas que vão te ajudar!
Por Equipe Organizze
3 armadilhas de investimentos: pirâmide, esquema Ponzi e bolha financeira
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como avaliar a rentabilidade dos investimentos
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).