Benefícios do minimalismo para suas finanças

Escrito por: - Publicado em: 24/10/2017

Um dos grandes objetivos da vida de qualquer pessoa é ter liberdade financeira. A princípio, o caminho para esse foco é saber economizar ou comprar coisas baratas, mas o segredo é saber viver com o que tem. E isso está muito relacionado com o minimalismo. Só que nem todos possuem a visão correta desse estilo de vida e acabam fazendo da maneira errada.

 

Todo mundo precisa satisfazer suas necessidades. Seja no vestuário, no lazer ou na alimentação, as pessoas gostam de comprar coisas que lhe dão prazer e as fazem se sentir bem. Contudo, nem sempre o que se compra realmente servirá por um bom tempo. E o conceito de minimalismo nas finanças está muito relacionado a esse aspecto.

 

Mas o que seria o minimalismo e quais os benefícios de se adotar esse estilo de vida? Ao mudar algumas circunstâncias da sua rotina financeira, você verá que o estresse com dinheiro diminuirá e será mais fácil viver com o que tem e ser feliz.

 

Mas o que é uma vida minimalista?

 

Quando se fala em minimalismo, não pense que é viver com pouco. É viver com o que se pode ter. Só para ter uma ideia, a maioria da população brasileira convive com um terço das coisas que possuem. Isso quer dizer que muito se compra para não atender nem a metade de nossas necessidades.

 

Por isso, o minimalismo se concentra em dois pilares: cortar gastos e sistematizar suas finanças.  Ao cumprir com esses dois pilares, a pessoa aprende a agregar valor a coisas que realmente importam para sua vida e a gastar dinheiro com o que realmente vale a pena. Porém, algumas medidas são necessárias para que isso tenha efeito.

 

1 – Elimine coisas desnecessárias

 

Você pode começar esse exercício em sua casa. O que você tem que não agrega valor à sua rotina diária? Pode ser um sapato, uma roupa, um acessório ou um móvel. São coisas como essas que atrapalham uma vida financeira saudável.

 

Não só as coisas, mas despesas também devem ser eliminadas. Lembre-se que seu foco precisa estar em economizar dinheiro. Nem sempre o que parece ser algo essencial é algo de extrema importância.

 

2 – Avalie suas compras

 

Quem adota uma vida minimalista, se preocupa em gastar menos. E ao seguir esse estilo de vida, é necessário avaliar suas compras. Isso não quer dizer que você não vai mais comprar, mas sim, vai comprar da maneira correta e com menor frequência.

 

Por exemplo, se seu hábito é comprar alimentos no varejo, procure trocar o método comprando no atacado. Dessa forma, você consegue ver com mais nitidez as despesas que são importantes.

 

Mas é necessário esforço. Grande parte das compras acontece por impulso, seja pela imagem, as cores ou a composição do produto. Trabalhe no controle entre a emoção de adquirir um produto de qualidade pela razão de gastar menos e comprar pouco.

 

3 – Registre tudo o que entra e sai

 

Sabe aquela dica preciosa de manter um livro de orçamentos em casa? Pois ela é super útil para quem age com minimalismo nas finanças. As compras geralmente custam por longo prazo e dessa forma, é mais fácil do produto se desvalorizar antes mesmo de pagar toda a dívida.

 

Saiba quanto você paga realmente por um produto ou serviço e contabilize esses orçamentos no papel ou em um gerenciador financeiro. É bem mais fácil corrigir possíveis erros e trabalhar em manter o ritmo minimalista com um orçamento em mãos do que fazer tudo sem nenhum estudo.

 

E quais são os benefícios?

 

A grosso modo, parece que o ato minimalista da vida financeira é uma maneira de fazer um investimento. Porém, é mais do que isso. É um aspecto consideravelmente poderoso na vida.

 

Uma das maiores vantagens é a diminuição do estresse financeiro. Ninguém gosta de estar endividado e com um padrão de consumo ainda mais contínuo, ter seu nome envolvido com crises financeiras é sinônimo de prisão. O hábito minimalista financeiro lhe ajuda a ter uma perspectiva melhor sobre os seus gastos e ainda repensar sua forma de consumir seus bens.

 

Outro benefício importante é o controle da ansiedade. Querendo ou não, esse tipo de comportamento ajuda até a controlar a saúde emocional. Grande parte das compras que fazemos causa um nível de ansiedade grande no cérebro e gera transtornos no futuro.

 

O ato de pensar antes de agir e a ser sábio com as despesas lhe auxilia a ter mais concentração e a não se deixar levar pelas emoções. Isso não quer dizer que você não poderá satisfazer suas necessidades secundárias, mas você terá uma visão melhor de como aproveitar a vida com o que tem e não com o que não pode ter.

 

O foco nos objetivos também é um dos grandes benefícios do minimalismo. Por se organizar mais, você aprende a se concentrar naquilo que realmente importa no orçamento, além de aprender a tomar decisões mais inteligentes para atingir determinado ponto da vida.

 

Seja para adquirir uma casa ou um veículo, pagar a faculdade ou fazer uma viagem, a vida minimalista lhe ajudará a ter um preparo financeiro ainda mais firme e a enfrentar as dificuldades com mais segurança.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).