As verdades que ninguém nunca contou a você sobre ficar rico

Escrito por: - Publicado em: 09/04/2016

No artigo 4 verdades sobre ficar rico que você precisa conhecer, o site Dinheirama, chama atenção pra frase: enriquecer é uma questão de escolha.

 

É claro que algumas pessoas, por uma série de razões, têm o caminho do sucesso financeiro facilitado (possuem bens de família, ganham em algum tipo de loteria, etc.). Mas, para a maioria das pessoas, é necessário manter os pés no chão e buscar oportunidades de enriquecer no dia a dia, através de boas escolhas ao longo da vida.

 

Existem pelo menos 2 grandes verdades sobre o desafio de enriquecer que podem ser colocadas em prática por qualquer pessoa, independente de sua renda ou condição social. Veja quais são elas:

 

Verdade 1: Vivemos em um mundo de causa e efeito

 

Quem já conhece o livro “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker, deve se lembrar que, segundo o autor, um dos princípios de riqueza é que que vivemos em um mundo de causa e efeito:

 

“Você já ouviu alguém dizer que a falta de dinheiro é um enorme problema? Na verdade, ela nunca é um problema, e sim um sintoma do que está acontecendo embaixo da terra. A falta de dinheiro é o efeito. Mas onde está a causa?” (T. Harv Eker).

 

Um dos principais erros de quem atravessa períodos de descontrole financeiro é justamente não ter mecanismos eficientes capazes de identificar rapidamente para onde o dinheiro está indo.  Sem saber de fato onde está o problema, acabamos encontrando culpados para o problema: juros altos, aumento dos preços, salário baixo e por aí vai. Ninguém olha para o próprio umbigo.

 

É preciso assumir de forma definitiva os rumos de nossa vida financeira, admitindo os erros a partir de uma postura mais proativa.

 

Verdade 2: Não se pode viver esperando ajuda do governo (nem de ninguém)

 

Uma das características mais problemáticas de boa parte dos brasileiros é acreditar que o governo deve cuidar e resolver muitos de nossos problemas. Alguns ainda mais radicais (e cegos) acreditam que o governo nos deve isso, que se trata de uma obrigação.

 

É verdade que temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, mas também é verdade que a ineficiência do estado cada vez se mostra mais presente.

 

É fundamental, entre outros pontos, que as pessoas percebam que depender de programas sociais ou iniciativas do governo para construir uma vida melhor é mais uma forma de fugir da própria responsabilidade de prosperar. Talvez o maior exemplo disso seja a relação do brasileiro com sua aposentadoria, afinal poucos de fato se preocupam com essa questão de forma profunda. A maioria ainda acredita que no momento mais delicado da vida terá à sua disposição a quantia ideal de dinheiro, proveniente do INSS.

 

Todos sabemos que o atual sistema já se esgotou. Reformas são necessárias e, gostemos disso ou não, benefícios precisam ser adequados e novas regulamentações precisam ser impostas. Muitos chegam a falar em elevação do tempo de contribuição, aumento de idade e até contribuição de inativos. Quem viver, verá.

 

Quem está atento à toda essa movimentação, que não começou agora, sabe que é fundamental sair da zona de conforto e criar, a partir de boas escolhas e planejamento, uma aposentadoria que garanta ao menos a manutenção do padrão de vida.

 

O país mudou, vivemos uma fase delicada, mas, diferentemente de outras crises do passado, atualmente existem ótimas possibilidades de desenvolvimento; algo ainda mais interessante acontece nos dias de hoje: o acesso à informação transformadora está facilitado e à disposição de todos.

 

Gostou do artigo? Comente!

 

Para acessar o artigo completo, clique no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
O brasileiro e sua relação emocional com as finanças
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).