Aprenda a criar um fundo de emergência em 5 passos

Escrito por: - Publicado em: 21/02/2018

Quem nunca foi pego de surpresa e teve que gastar mais do que o planejado para um período? Muita gente, né? E todos nós sabemos o quanto isso é ruim.

 

Não é tão fácil evitar imprevistos, mas é possível se preparar para eles tendo uma reserva de emergência. O site Finanças Forever elencou os passos essenciais para criar uma reserva ideal. Confira alguns destaques!

 

1. Crie uma forte organização financeira

 

Controlar a entrada e saída de seus recursos é o primeiro passo para criar um fundo de emergência. Desse modo, você saberá o quanto gasta mensalmente, além de obter facilidade ao definir seus planos.

 

Algumas ferramentas são essenciais para auxiliá-lo na organização financeira, como planilhas, cadernos de anotações manual ou aplicativos de controle financeiro, que acabam sendo mais práticos e completos.

 

2. Controle os seus gastos para criar um fundo de emergência

 

Evitar os supérfluos será essencial para montar sua reserva de emergência. Liste todos os itens, produtos e serviços que você julga desnecessários no momento, depois faça cortes para reduzir suas despesas.

 

Para ajudá-lo nessa lista, pode ser mais fácil enumerar aquilo que é extremamente necessário, como contas de domicílio e compras de suprimentos por exemplo, e em seguida pontue os supérfluos.

 

3. Estabeleça a quantia que deverá ser poupada

 

Essa pode ser a principal dúvida daqueles que desejam criar um fundo de emergência, pois, os valores podem variar bastante de acordo com a renda do usuário.

 

Os especialistas no assunto aconselham seguir a regra dos “10%”, que consiste em separar mensalmente pelo menos 10% de sua renda total para armazená-la em sua reserva de emergência, durante o tempo que achar necessário.

 

Clique no botão abaixo e confira todos os passos!

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).