Aprenda a criar um fundo de emergência em 5 passos
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 21/02/2018

Quem nunca foi pego de surpresa e teve que gastar mais do que o planejado para um período? Muita gente, né? E todos nós sabemos o quanto isso é ruim.
Não é tão fácil evitar imprevistos, mas é possível se preparar para eles tendo uma reserva de emergência. O site Finanças Forever elencou os passos essenciais para criar uma reserva ideal. Confira alguns destaques!
1. Crie uma forte organização financeira
Controlar a entrada e saída de seus recursos é o primeiro passo para criar um fundo de emergência. Desse modo, você saberá o quanto gasta mensalmente, além de obter facilidade ao definir seus planos.
Algumas ferramentas são essenciais para auxiliá-lo na organização financeira, como planilhas, cadernos de anotações manual ou aplicativos de controle financeiro, que acabam sendo mais práticos e completos.
2. Controle os seus gastos para criar um fundo de emergência
Evitar os supérfluos será essencial para montar sua reserva de emergência. Liste todos os itens, produtos e serviços que você julga desnecessários no momento, depois faça cortes para reduzir suas despesas.
Para ajudá-lo nessa lista, pode ser mais fácil enumerar aquilo que é extremamente necessário, como contas de domicílio e compras de suprimentos por exemplo, e em seguida pontue os supérfluos.
3. Estabeleça a quantia que deverá ser poupada
Essa pode ser a principal dúvida daqueles que desejam criar um fundo de emergência, pois, os valores podem variar bastante de acordo com a renda do usuário.
Os especialistas no assunto aconselham seguir a regra dos “10%”, que consiste em separar mensalmente pelo menos 10% de sua renda total para armazená-la em sua reserva de emergência, durante o tempo que achar necessário.
Clique no botão abaixo e confira todos os passos!