A procrastinação afasta você do sucesso: pare de deixar tudo “para depois”

Escrito por: - Publicado em: 10/03/2017

Em algum momento da sua vida, você já deve ter tido essa vontade de deixar tudo o que era importante pra depois, e acabava focando no que não te trazia nenhum retorno positivo. Até aí tudo bem. Mas quem adota a atitude de “deixar pra lá” muitas vezes por dia, acaba se prejudicando e vira o rei da procrastinação.

 

A psicóloga Jéssica Piovezan, escreveu um artigo para o Dinheirama citando os malefícios dessa atitude. Confira abaixo.

 

“O lema da procrastinação dentro de um contexto profissional está altamente ligado a duas questões: a dificuldade e a falta de motivação.

 

Quando nos deparamos com uma tarefa desafiadora dentro do nosso dia a dia profissional, é muito comum que travemos e que iniciemos um processo de adiar aquilo que nos foi colocado. Isso está muito ligado com o medo de errar.

 

Medo de que aquela tarefa não esteja correta e de que não conseguiremos atingir os nossos objetivosA principal ação ligada ao medo é a paralisação. Esse é o lado negativo do medo.

 

E medo tem lado positivo? Sim. É a precaução. Quando temos medo, nosso senso de sobrevivência faz com que nos escondamos embaixo de algo e não nos deixamos utilizar o nosso pensamento e raciocínio para seguir em frente.

 

Quando sentimos que estamos a um passo da procrastinação, nós devemos parar e pensar: o que de pior pode acontecer se eu não conseguir fazer essa tarefa? O pior nem sempre é real.

 

Assim devemos desenvolver um plano de ação para que a tarefa seja concluída. Isso pode levar mais tempo, pois provavelmente deveremos nos alinhar a novas técnicas, sim e não.

 

Sim, pois você terá de aprender e não, pois quando entramos em um processo grande de produtividade e concluímos nossas tarefas, nós nos sentimos preenchidos com mais energia para desempenhar outras tarefas.

 

Isso já aconteceu com você? Se sim, você deve saber do que eu estou falando. É algo que acontece em nosso íntimo e que devemos internalizar.

 

Um segundo ponto que deve ser compreendido é o fato de deixarmos de realizar tarefas profissionais e as adiarmos por estarmos desmotivados.

 

Você é um procrastinador de carteirinha? Sinto muito se você respondeu que sim, talvez você não esteja motivado por estar fazendo o que você faz hoje.

 

Enquanto a procrastinação ligada a desafios está intimamente atrelada ao medo, a procrastinação por desmotivação está ligada a tristeza. Talvez você não esteja feliz em fazer o que você faz hoje, o que gera esse tipo de comportamento e, pior, a um leve ‘coitadismo’.

 

‘Ah, eu não consigo fazer isso, pobre de mim’. O lado negativo da tristeza é a vitimização… pasme, a tristeza tem um lado positivo muito grande: reflexão.

 

Quando estamos tristes devemos entrar nesse modo e não no modo do vitimismo, pois é só refletindo que iremos conseguir dar um passo em direção a um novo futuro.

 

Não é simples e exige tempo para que esse processo ocorra, mas é você que toma as rédeas da situação para chegar lá.

 

Quando nos deparamos com a procrastinação, a primeira pergunta que devemos nos fazer é: estou com medo ou eu estou triste? Ou essa tarefa é muito desafiadora ou eu estou desmotivado?

 

A partir dessa resposta você pode tomar a iniciativa de desenvolver competências para trabalhar a sua tendência a deixar tudo para depois, inclusive o cuidado com o seu bolso e as suas finanças, foco principal deste espaço.”

 

Você pode ler o artigo completo clicando no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
O brasileiro e sua relação emocional com as finanças
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).