A melhor maneira de utilizar a poupança
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 01/11/2012

A poupança é uma forma comum de investimento, mas serve como suporte para realização de sonhos pessoais e para o uso em caso de emergências.
É muito comum poupar para uma viagem ou para comprar um carro ou ainda para pagar a faculdade dos filhos pequenos. Entretanto, muitas vezes o dinheiro que está sendo poupado acaba sendo usado para pagar dívidas ou para emergências. Por isso é importante criar diferentes investimentos para diferentes situações. Todos passam por emergências e, invariavelmente, são obrigados a gastar parte das economias para custeá-las.
Portanto é necessário saber que há diferentes finalidades em se poupar. Ou seja, antes de começar a guardar dinheiro na poupança ou outros tipos de investimentos é necessário saber quais são as possíveis utilidades daquele dinheiro e dividi-lo em “gavetas” apropriadas para utilizá-lo de forma planejada e sem surpresas.
Primeiro é preciso dividir o dinheiro a poupar entre os sonhos. Por exemplo, se há a pretensão de comprar um carro, deve-se criar uma poupança separada para depositar o dinheiro que será usado para a compra desse bem. Depois disso, deve-se ter uma regularidade para os depósitos, como se fosse uma dívida a ser paga. Mais que isso. Deve-se ter em mente os outros sonhos que precisarão de dinheiro no médio e longo prazo e então começar a poupar para esses fins também. Nesse ponto, haverá uma poupança diferente para cada projeto ou sonho futuro.
Num segundo momento, é preciso definir um local para guardar dinheiro para imprevistos. Essa deve ser uma economia com dinheiro a ser depositado constantemente também mas sem a necessidade de depositar quantias muito altas. Os imprevistos ocorrem em intervalos relativamente grandes e, portanto, não precisam de tanto esforço de economias. Mas é importante ter um investimento para cobrir tais imprevistos, pois apesar de raros, eles sempre aparecem.
Ou seja, a poupança não deve ser usada apenas como um depósito de dinheiro sem nenhuma finalidade. Se for utilizada sem objetivos, o dinheiro não será bem utilizado e será apenas uma fonte de frustrações. É necessário saber o objetivo para o qual o dinheiro está sendo poupado e fazer o uso do dinheiro poupado para esse objetivo, fazendo com que o dinheiro que é conquistado com grande sacrifício seja fonte de realizações, sonhos e possa servir de apoio para ocasiões de dificuldades.