7 dicas para ensinar educação financeira para as crianças

Escrito por: - Publicado em: 27/06/2022

A educação financeira é muito importante para todas as pessoas, por isso deveria começar a ser ensinada logo na primeira etapa de nossas vidas, na infância.

 

Talvez crianças não se interessem pelo assunto logo no começo do ensino, por isso é importante usar técnicas e dicas diferentes para prender sua atenção e fazer com que se interessem mais pelo que está sendo ensinado.

 

Primeiro, é necessário entender o que é a educação financeira para que se possa entregar um ensino de qualidade.

 

O que é educação financeira?

 

Entender o que é educação financeira não significa apenas saber como cortar gastos e poupar, é mais que isso, se trata de aprender a lidar com o seu dinheiro visando o futuro e uma boa qualidade de vida.

 

Ter pelo menos o básico de educação financeira é importante para pensar no amanhã e em como ele pode impactar a sua área monetária.

 

Dicas para introduzir a educação financeira

 

#1 Introduza o financeiro em brincadeira lúdicas

 

Geralmente, crianças não entendem muito bem o conceito de dinheiro e como as coisas custam certas quantias, então o primeiro passo seria brincar de lojas e comércios com ela.

 

Comece fornecendo notas falsas e simulando compras para que se possa entender como funciona o processo de compra.

 

#2 Dê um cofrinho para crianças

 

Dar um cofrinho ou abrir uma poupança é uma forma de fazer com que seja ainda mais divertido guardar dinheiro, afinal, que criança não gosta de colocar cada moedinha dentro de um porquinho?

 

#3 Ensine o valor do dinheiro

 

Para que se ensine o valor do dinheiro, você pode optar por pedir aos seus filhos que determinem objetivos.

 

Por exemplo, quando eles pedirem algum brinquedo, você pede para que eles juntem a quantia necessária ou uma parte para arcar com o brinquedo. Dessa forma, podem entender o valor de cada uma das moedas e notas.

 

E, com certeza, depois de comprar o que eles queriam, será muito prazeroso, ensinando ainda mais o valor tanto do dinheiro quanto das coisas que ele compra.

 

#4 Insira a leitura financeira

 

Compre livros específicos sobre educação financeira para crianças que já sabem ler, isso auxilia porque fixará ainda mais os ensinamentos.

 

Uma dica muito interessante é o livro do escritor Ziraldo que criou o Menino Maluquinho, o livro se chama “Pra que Dinheiro?” e traz diversas curiosidades sobre dinheiro para crianças.

 

#5 Jogue com eles

 

Hoje em dia temos muitos jogos que simulam compras de propriedades, cidades e bens, como por exemplo Jogo da Vida e Banco Imobiliário, eles ensinam de uma forma mais prática como funciona o dinheiro.

 

Ou então você pode criar um jogo em sua própria casa, com carrinhos de brinquedos, ensinando a comparar os gastos do que terá com um veículo (você pode adaptar conforme a idade).

 

Lembre-se que é importante ensinar com palavras que as crianças entendam e de forma que elas não fiquem muito confusas e podem acabar não querendo mais saber sobre o assunto.

 

#6 Ensine sobre registro de gastos

 

A melhor forma de controlar os gastos é registrando-os. Para isso, forneça um pequeno caderno com toda a estrutura necessária para que as crianças possam apenas preencher de acordo com os gastos.

 

Mas ensine também o que cada um dos espaços significa e como eles impactam o balanço final que a criança terá.

 

#7 Saiba lidar com os erros

 

Crianças estão muito mais propensas aos erros que os adultos, mas da mesma forma que não gritamos uns com os outros por conta de um erro pequeno, o ensino das crianças também não deve ser feito aos gritos.

 

Caso ela não entenda algo ou erre algo que já foi ensinado, tenha paciência porque tudo são processos e errar faz parte deste processo.

 

Essas estratégias para ensinar educação financeira para os pequenos são apenas dicas, busque sempre trazer diversão e não deixar que eles se entediem com o assunto.

 

Tenha paciência, e com o tempo as crianças vão estar cada vez mais familiarizadas com o assunto se tornando adultos responsáveis com seu dinheiro.

 

Texto de Jeniffer Elaina

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
4 dicas para criar um fundo de emergência
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).