7 dicas para conquistar um trabalho temporário neste fim de ano
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 21/11/2017

Seja em hotéis, pousadas, pontos turísticos ou no comércio, os trabalhos temporários triplicam com a chegada do final de ano. É uma ótima alternativa para quem tem tempo livre e precisa de uma grana.
Confira algumas dicas do site Finanças Femininas e comece a distribuir os currículos ainda hoje!
1 – Procure a vaga de acordo com seu perfil
A primeira coisa a se fazer é traçar uma estratégia e pensar quais empresas aumentam sua produção neste período. “Assim como quem busca um trabalho regular, tem que seguir 3 etapas fundamentais: definir o foco, o objetivo; preparar um currículo adequado ao objetivo; planejar o que irá fazer, onde irá buscar, como e quando”, afirma Adriana Schneider, consultora de desenvolvimento humano e organizacional.
Planejar o caminho a ser seguido pode proporcionar mais clareza em como se preparar para a vaga escolhida. “Como no trecho do filme Alice no País das Maravilhas ‘Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve’, portanto, antes de sair e procurar seu novo trabalho, defina exatamente o que busca para sua carreira”, pontua a coach de carreira e psicóloga Renata Cox.
2 – Como escolher a melhor vaga
Não vale atirar para todos os lados. Ter foco e objetivo ajuda na hora de conquistar a tão sonhada vaga de emprego, mesmo que temporária. O ideal é que o candidato tenha um autoconhecimento e saiba quais são suas habilidades, competências e características principais.
“A melhor vaga é aquela que está alinhada ao perfil comportamental e com os conhecimentos, habilidades e atitudes do candidato. Colocar a pessoa certa no lugar certo requer um olhar analítico e detalhado para diversos aspectos. Desta forma, tanto empresa como colaborador ficam satisfeitos e têm resultados extraordinários”, observa Renata.
3 – Programe-se para tentar a vaga
O melhor período para procurar vagas temporárias é entre o final de outubro e o começo de novembro. Se deixar para depois, pode não dar tempo. “Na segunda quinzena de novembro, as empresas estão em processo de seleção e na fase de organizar o treinamento dos novos colaboradores”, ressalta Renata.
Já para quem busca por vagas regulares, Adriana dá a dica. “Geralmente o mercado aquece um pouco mais depois do carnaval. Mas cada empresa tem suas demandas. No entanto, para uma recolocação efetiva é importante estar sempre mapeando vagas.”
4 – Capriche no currículo
Coisas como erros de português, informações falsas, descuido na formatação e muitas páginas prejudicam quem está procurando emprego. “O currículo é sua porta de entrada e não apenas um documento. É importante que seja construído com atenção e cuidado, refletindo quem é o candidato e o que ele quer transmitir, diz Adriana.
Leia mais: 7 coisas para fazer enquanto procura um emprego
Atualizar os dados pessoais, como email e telefone para contato, é primordial. E lembre-se de tomar cuidado para não deixar poucas informações sobre o histórico profissional no campo de experiências. “Ao deixar seu e-mail, lembre-se de olhar diariamente a caixa de entrada, pois esse é o canal mais utilizado pelas organizações para se comunicarem com os candidatos. É importante também recordar que o endereço do e-mail deve ser adequado. Evite apelidos, brincadeiras e nomes que não demonstrem profissionalismo”, destaca Renata.
Continue lendo as dicas clicando no botão abaixo.