5 mitos sobre riqueza

Escrito por: - Publicado em: 12/03/2016

O Dinheirama destacou mitos sobre “o que é riqueza”. A definição de riqueza é muito ampla e também subjetiva, passando por praticamente todas as áreas da vida.

 

Você com certeza conhece esses mitos, que muitas vezes tomamos por verdade. Veja:

 

1. Riqueza é ter muito dinheiro

 

Esse é o mais clássico de todos os mitos. O problema com esse pensamento é o foco. Ele é colocado na obtenção de dinheiro e na quantidade a ser buscada, levando pouco em consideração os meios para se obtê-lo e a satisfação gerada durante o processo.

 

2. A riqueza é obtida com uma vida muito ocupada

 

A moral aqui é simples: estar ocupado, “trabalhar duro”, ter uma agenda cheia e coisas deste tipo não significam que você trabalha certo. O trabalho em prol da riqueza é aquele que está alinhado com suas prioridades, simples assim.

 

3. A riqueza é algo que alcançamos no futuro

 

Precisamos ter cuidado com este conceito, que se confunde com a disciplina de um bom planejamento. É fato que precisamos plantar hoje para colher amanhã, mas sacrificar o presente de forma demasiada cria um hábito de pobreza, de escassez, onde a vida hoje deve ser restrita em prol de um futuro farto (mas que nunca chega).

 

4. A riqueza é conquistada na luta diária pela sobrevivência

 

Trabalhar para sobreviver é passar a vida toda fazendo algo sem sentido para nós. São tarefas necessárias, que realizamos porque há demanda da sociedade e das empresas, mas que na verdade não gostaríamos de fazer. Então vamos nos acostumando com elas e não pensamos em como trabalhar para construir riquezas de verdade.

 

5. A riqueza é algo para as pessoas competitivas

 

Competir como parte de um mercado, como empreendedor e empresário é absolutamente normal e necessário, portanto não confunda concorrência (que é saudável) com viver competindo com tudo e todos. As pessoas que precisam provar seu valor não aprendem a desfrutar das próprias conquistas, uma vez que tudo que criam e alcançam serve apenas como fator de comparação. Cuidado com isso!

 

Esses mitos parecem familiares pra você? Comente!

 

Para ler mais sobre o assunto, clique no botão abaixo e veja o artigo original, no Dinheirama.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
O brasileiro e sua relação emocional com as finanças
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).