5 mitos sobre riqueza
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 12/03/2016

O Dinheirama destacou mitos sobre “o que é riqueza”. A definição de riqueza é muito ampla e também subjetiva, passando por praticamente todas as áreas da vida.
Você com certeza conhece esses mitos, que muitas vezes tomamos por verdade. Veja:
1. Riqueza é ter muito dinheiro
Esse é o mais clássico de todos os mitos. O problema com esse pensamento é o foco. Ele é colocado na obtenção de dinheiro e na quantidade a ser buscada, levando pouco em consideração os meios para se obtê-lo e a satisfação gerada durante o processo.
2. A riqueza é obtida com uma vida muito ocupada
A moral aqui é simples: estar ocupado, “trabalhar duro”, ter uma agenda cheia e coisas deste tipo não significam que você trabalha certo. O trabalho em prol da riqueza é aquele que está alinhado com suas prioridades, simples assim.
3. A riqueza é algo que alcançamos no futuro
Precisamos ter cuidado com este conceito, que se confunde com a disciplina de um bom planejamento. É fato que precisamos plantar hoje para colher amanhã, mas sacrificar o presente de forma demasiada cria um hábito de pobreza, de escassez, onde a vida hoje deve ser restrita em prol de um futuro farto (mas que nunca chega).
4. A riqueza é conquistada na luta diária pela sobrevivência
Trabalhar para sobreviver é passar a vida toda fazendo algo sem sentido para nós. São tarefas necessárias, que realizamos porque há demanda da sociedade e das empresas, mas que na verdade não gostaríamos de fazer. Então vamos nos acostumando com elas e não pensamos em como trabalhar para construir riquezas de verdade.
5. A riqueza é algo para as pessoas competitivas
Competir como parte de um mercado, como empreendedor e empresário é absolutamente normal e necessário, portanto não confunda concorrência (que é saudável) com viver competindo com tudo e todos. As pessoas que precisam provar seu valor não aprendem a desfrutar das próprias conquistas, uma vez que tudo que criam e alcançam serve apenas como fator de comparação. Cuidado com isso!
Esses mitos parecem familiares pra você? Comente!
Para ler mais sobre o assunto, clique no botão abaixo e veja o artigo original, no Dinheirama.