5 mentiras sobre dinheiro que não te deixam enriquecer

Escrito por: - Publicado em: 19/06/2016

Às vezes é normal mentir para si mesmo para não ter que pensar nas tão temidas finanças. As pessoas querem dinheiro, mas cuidar dele pode parecer difícil ou chato. Por isso, pense racionalmente: você precisa dele para realizar alguns objetivos na vida. Então não se sabote.

 

O site Exame, destacou algumas das principais mentiras que contamos a nós mesmos. Veja:

 

1. Sou ruim em matemática, por isso não sei cuidar das minhas finanças 

 

Entenda que educação financeira tem a ver com sonhos, mais do que com números. É uma ciência humana, e não exata, porque lida com a mudança de hábitos do cotidiano.

 

Preciso guardar dinheiro para quê? É a ausência de sonhos que causa o descontrole financeiro. Antes de fazer contas, é preciso mudar o modelo mental. Ter um sono tranquilo e sair das dívidas pode ser um começo. Depois disso, o segundo passo é saber quanto custam os sonhos, quanto é preciso guardar para realizá-los e por quanto tempo.

 

2. Vou começar a investir, mas quando eu tiver um aumento no salário

 

Enquanto o aumento do salário não chega, você perde meses ou anos de rendimento em uma aplicação financeira. Durante um mês, com a ajuda de uma boa ferramenta, descubra quanto você gasta e quais são suas principais despesas.

 

Sempre dá para guardar dinheiro, não importa o tamanho do seu orçamento.  Ou seja, sempre dá pra ter uma parte da sua renda destinada ao investimento.

 

3. Uma parcelinha a mais não faz diferença nenhuma

 

Uma compra parcelada aqui, outra ali, e quando a fatura do cartão de crédito chega vem aquele susto. Você nem percebeu, mas pode estar com dificuldades para pagar as dívidas que assumiu. Sem controlar direito, os gastos se tornam invisíveis.

 

4. Eu deveria comprar uma casa, porque é isso que pessoas bem-sucedidas fazem

 

Não é isso que define se você está bem de vida ou não. O melhor é ter dinheiro suficiente para poder escolher se você vai comprar ou alugar um imóvel. O sentimento de realização é algo muito subjetivo e, por mais que exista no Brasil um senso comum de que tem sucesso quem tem casa própria, essa não é uma verdade absoluta.

 

5. Ficar rico está fora do meu alcance

 

Não é fácil ficar rico, mas também pode não ser tão difícil quanto parece. Comece fazendo uma reserva financeira, que possa tornar sua vida mais confortável.

 

Também é importante pensar que planejar a carreira é crucial para, quem sabe, acumular muito dinheiro. Você precisará estabelecer estratégias do que fazer para conseguir ganhar mais.

 

E aí? Você usa alguma dessas mentiras como desculpa? Veja mais, clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).