5 maneiras de investir melhor com pouco dinheiro

Escrito por: - Publicado em: 22/09/2017

GRUPO A) Pessoas engajadas em ter uma vida mais próspera, mas com pouca paciência, didática ou tempo pra levar as informações adiante.

 

GRUPO B) Pessoas que têm pleno domínio sobre os segredos dos bons investimentos e preferem manter a informação enclausurada com receio de uma “concorrência” no mercado de investimentos.

 

GRUPO C) Pessoas ou grupos que manjam muito de investimentos e sabem multiplicar o dinheiro como poucos e cobram pra passar esse conhecimento adiante ou aplicá-lo na vida do cliente.

 

Você vê algum mal nesses grupos? Eu não. O que me interessa e sempre interessou é como você vai ter acesso à informações que durante tanto tempo ficaram restritas aos três grupos e principalmente: O QUE VAI FAZER COM ELAS!

 

Não adianta ler este post de cabo a rabo (desculpa a expressão, foi o que me veio em mente!) se você não aplicar as dicas na sua vida. Eu faço questão de colocar aqui tudo o que eu sei porque:

 

1 – sei que vai te ajudar muito, assim como as centenas de pessoas que já mudaram de vida com as dicas deste humilde Blog e Canal no YouTube.

 

A ideia do Me Poupe sempre foi essa: Levar conteúdo de valor, de graça, com o apoio de empresas que acreditam na educação financeira como uma ferramenta para alavancar o seu próprio negócio. Quando você ganha, eles ganham também. (Não é incrível?)

 

“Tá, Washington Oliveto dos Blogs, e por que todo esse blá blá blá?”

 

Pra que você saiba que o que você vai ler agora é fruto de anos de estudos, não teve nenhum tipo de interferência editorial e saiu desta mente brilhante que vos escreve: a minha.

 

CARAAAAAAACA! To muito modesta hoje!

 

Sem delongas (quase nada) vamos às:

 

5 MANEIRAS DE INVESTIR MELHOR COM POUCO DINHEIRO!

 

1 – TENHA METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO BEM DEFINIDAS

 

Quem tem pouco dinheiro pra investir não pode ficar pirando em vários sonhos de consumo. Se você ainda não colocou no papel quais são seus projetos e objetivos para o próximo ano, pra 5 anos ou pra 20 anos, comece hoje. Não adianta só pensar. Tem que escrever. Isso é técnica usada pelos maiores Coaches Financeiros do Planeta. Quem não coloca no papel, não absorve, quem não absorve, não alcança metas. Simples assim. Pode ser um tênis, uma casa ou uma viagem… Não importa o que você quer, coloque no papel.

 

2 – USE 20 MINUTOS DO DIA PARA APRENDER

 

Sabe aquele tempo inútil no Instagram? Aqueles minutinhos que você fica pasmando olhando o nada? Ou aquele tempo que você gasta entre o despertador tocar e acordar? Acredite: esse é todo o tempo que você precisa pra aprender a investir melhor. Se todos os dias você se comprometer a ler um post desse blog, em uma semana (eu te garanto) você já vai saber mais sobre investimentos do que todo o seu bairro. (A não ser que o seu vizinho leia dois). Quanto maior conhecimento, maior a renda. Quanto maior o conhecimento em investimentos, melhores serão as suas decisões e mais o seu dinheiro vai trabalhar pra você.

 

3 – NÃO ESPERE SABER TUDO PRA COMEÇAR

 

Eu falo que o sujeito precisa aprender e ai o que ele faz? Resolve fazer uma faculdade de Economia pra começar a investir. NÃAAAAAAAO! Em investimentos a teoria é tão importante quanto a prática. Se você tem pouco dinheiro pra começar a investir, comece com um mínimo possível pra se sentir seguro. Foi assim que eu comecei e quando percebi que realmente valia mais a pena deixar meu dinheiro em Renda Fixa privada, em títulos do Tesouro, em Fundos de investimentos, etc, dei um salto para a minha independência financeira. Mas isso só foi possível porque eu errei com o dinheiro que podia errar. No Tesouro Direto um dos pontos positivos é que você pode começar a investir com R$30,00.

 

Se algo der errado (e só vai dar errado se você vacilar e tirar o dinheiro antes do prazo) o máximo que pode acontecer é perder parte dos R$30,00. Mas até lá você já vai saber como funciona uma corretora de valores, como investir sozinho, como escolher as melhores rentabilidades… e ai por diante.

 

 

4 – PAGUE SEUS INVESTIMENTOS PRIMEIRO, VIVA DEPOIS.

 

Eu não sei que raiva que as pessoas têm delas mesmas que faz com que a pessoa do futuro seja sempre sabotada pela pessoa do presente. Se você ainda não foi comunicado: Você hoje ainda será você amanhã e adivinha quem vai garantir que o você de amanhã tenha uma vida formidável?

 

Tempo pra pensar

 

a)“Meu pai?”

 

b)“A Dilma?” (oi?)

 

c)“O Silvio Santos?”

 

NÃAAAAAAAAOOOOOO

 

É VOCÊ!

 

Muitas pessoas acreditam que para investir terão que abrir mão de algumas coisas, mudar padrão de vida…

 

Elas estão certas.

 

(Se prepara porque o momento “fraquezas dolorosas” só começou…)

 

Se você vive um padrão de vida que não te permite fazer sobrar dinheiro no final do mês, a culpa é sua e de quem vive com você, não do seu padrão.

 

(Esse é aquele momento em que você sabe que é verdade, mas você gostaria que fosse mentira. Dói lá no fundo da alma, eu sei. Mas lembra que eu tô aqui pra te fazer enriquecer? É assim que começa, minha filha: caindo na real.)

 

Por isso os bons investidores sempre dizem: Pague a si primeiro e viva depois. Ou seja, reserve o que é para os sonhos e invista antes que o seu “eu” do presente acabe com a alegria do seu “eu” do futuro.

 

5 – APRENDA A FAZER MAIS COM MENOS

 

Ok, você se convenceu de que precisa diminuir o padrão de vida se quiser investir melhor, mas e a vida AGORA, como fica?

 

Uma pergunta frequente que eu recebo:

 

“Se eu cortar tudo o que eu faço hoje não vou viver, não vou me divertir e ai pra que adianta ganhar dinheiro e investir?

 

A resposta:

 

“Cortar tudo” não é a recomendação. Acontece que na tentativa de se defender da responsabilidade, o sujeito manda essa de “cortar tudo e deixar de viver”.

 

Viver uma vida plena no presente, sem abrir mão de certos confortos e ainda assim ter dinheiro para investir para o futuro exige uma habilidade que pode ser adquirida:

 

É a habilidade de PLANEJAR.

 

Olha os exemplos:

 

A pessoa quer ter os melhores produtos de limpeza dentro de casa, mas não está disposta a fazer uma pesquisa para saber onde esses produtos são mais baratos e nem se imagina reunindo-se com outras pessoas com o mesmo objetivo pra fazer uma compra em atacado, o que garantiria as duas coisas: qualidade e preço.

 

O cara quer ter uma TV de 50 polegadas ultra moderna, mas não quer saber o quanto isso vai impactar em outras áreas essenciais da sua vida, como a compra do material escolar no inicio do ano.

 

Acontece que pra planejar é preciso de prioridades. Lembra delas lá na primeira lição?

 

(MOMENTO AHÁAAAAA EU TE DISSE!)

 

Pois é… sem saber pra onde se está indo fica difícil definir um plano de ação, mais difícil ainda saber o que é importante e quase impossível abrir mão de desejos momentâneos.

 

Se você se deixa levar pelos desejos de consumo do momento, cuidado: Não é só o seu “eu” do futuro que está sendo sabotado. Suas realizações mais valiosas do presente também dizem adeus a cada mancada que você dá com o seu dinheiro.

 

Priorize você, compartilhe essa dica valiosa e seja feliz.

 

Dicas em vídeos fofos (ou não) no maior canal de entretenimento financeiro do país. Inscreva-se de graça!

 

*Empresária, jornalista, educadora e coach financeira, especialista em finanças pessoais, psicologia econômica e tradutora de economês. Nathalia se especializou em educação financeira, planejamento financeiro pessoal (INSPER), ganhou o prêmio IBCPF de planejamento financeiro em 2014, se aprofundou nos estudos de coaching financeiro, psicologia econômica e em 2015 criou o Blog e Canal Me Poupe! onde une entretenimento e finanças pessoais, transmitindo com muito humor e didática as dicas mais relevantes para a vida financeira de todo brasileiro.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
5 ideias práticas para melhorar sua vida financeira em 2022
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).