5 hábitos pra investir melhor que vão mudar a sua vida financeira!

Escrito por: - Publicado em: 24/04/2017

Não é blablablá de autoajuda. Pensar em cuidar melhor do dinheiro e não colocar absolutamente nenhuma mudança de comportamento em prática é pedir pra permanecer na zona de conforto, também conhecida como zona de perigo, zona da pobreza, zona da dependência financeira ou simplesmente… ZONA.  (Ui! To atacada hoje!).

 

Neste post eu vou te contar quais são os meus 05 hábitos pra investir melhor. São hábitos que eu adquiri logo que comecei a ganhar dinheiro, aos 16 anos e que aperfeiçoei à medida que o valor investido aumentava.

 

Pode ser que você até já tenha adotado alguns desses hábitos, mas sem o reforço de outras atitudes vai ser difícil chegar longe. Uma coisa é certa: Colocando pelo menos UM NOVO HÁBITO em prática HOJE,  a sua vida financeira nunca mais será a mesma.

 

Ah, antes de ler este post, aproveite pra ver o vídeo com o mesmo tema que está no Canal do YouTube  onde eu contei meus 10 hábitos pra investir melhor e inscreva-se de graça no maior canal de finanças do país!  youtube.com/mepoupenaweb

 

E aí, bora enriquecer nessa encarnação?

 

SIIIIMMMMMMMM

 

Gente esperta, essa do Me Poupe, viu!

 

10 HÁBITOS PARA INVESTIR MELHOR

 

1 – Falar sobre dinheiro como quem fala de macarronada.

 

Quantas vezes você evitou falar sobre dinheiro pra evitar um constrangimento? Quantas vezes você deixou de perguntar algo que não entendeu ao seu gerente do banco por medo de parecer ignorante no assunto? Não tenha vergonha nem se acanhe. Dinheiro é bom (se você souber usá-lo) e é um bem necessário. Evitar falar sobre ele só vai te deixar mais longe dos seus objetivos.

 

2 – Ler o caderno de economia (ou dar aquela passada rápida, pelo menos) todos os dias.

 

Se você vai falar sobre dinheiro, é bacana entender o que anda acontecendo com ele, não é mesmo? Como você vai comentar o BBB (Big Brother Brasil) com o seu colega de trabalho se você não assistir? (ATENÇÃO. Esta comparação foi meramente ilustrativa. Não recomendo BBB pra quem quer enriquecer). Se você quer falar melhor sobre dinheiro, saiba mais sobre ele.

 

3 – Perseguir a taxa Selic e o IPCA. 

 

A Selic e o IPCA comandam a nossa economia. Taxa de juros X inflação. Sem saber a relação entre essas duas forças da natureza econômica fica difícil tomar qualquer tipo de decisão de investimento. Sem saber a Inflação no período, como você vai julgar se um investimento é bom ou não se TUDO o que se quer é ganhar de lavada da inflação?

 

4 – Traçar metas mensais, anuais e para daqui a dez anos. (ou mais)

 

Metas de ganhos + metas de gastos. Se você nunca se colocou à prova com metas bem definidas é bem provável que não saiba muito bem o que fazer com o dinheiro que sobra (quando sobra) no final do mês. Essa sensação de “ai meu Deus, o que eu faço com essa grana?” é extremamente perigosa. Se você não tomar uma decisão, seu gerente do banco vai tomar pra você e te recomendar um produto/ investimento que talvez não seja a melhor para a sua vida financeira. Por isso, antes mesmo do dinheiro cair na conta, crie um objetivo pra ele.

 

5 – Conhecer os tipos de investimentos disponíveis.

 

Quando criei o Me Poupe, três anos atrás (ai que velha) eu tinha um sonho (ai que lindo):

 

O meu sonho era que todos os Brasileiros tivessem acesso à informação sobre investimentos e planejamento financeiro pessoal de forma simples, direta e bem humorada. Com este sonho na cabeça e muita vontade de mudar o mundo, comecei a escrever artigos que simplificam os tipos mais conhecidos de investimentos em Renda Fixa como:

 

1 –  a Própria renda fixa, que poucas pessoas sabem o que é. Veja o vídeo aqui

 

2 – Tesouro Direto. Veja a playlist sobre Tesouro Direto aqui

 

3 – LCI, LCA, LC, CDB E DEBÊNTURES.

 

Até os investimentos em renda variável já tiveram seu espaço por aqui e tudo o que você precisa fazer para aprender mais sobre eles é… LER, ASSISTIR E COMPARTILHAR. Compartilhando, sua rede de amigos passa a entender do assunto, vocês passam a falar mais sobre dinheiro, a se interessar mais sobre investimentos e passam a ver o dinheiro como uma ferramenta para realizar sonhos e não como um mal necessário e inatingível. É o que tem acontecido com algumas centenas de pessoas que assinaram a newsletter desse Blog lindo e outras centenas de milhares que se inscreveram (de graça) no Canal do YouTube. Se você ainda não está inscrito, dá uma passada por lá:

 

youtube.com/mepoupenaweb

 

Aprenda, aplique esse hábitos na sua vida e seja feliz.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade!
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).