5 dicas para um controle financeiro efetivo
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 26/01/2018

Com algumas atitudes simples, podemos tornar o nosso controle financeiro mais efetivo. Confira abaixo dicas simples para melhorar a organização das finanças pessoais:
1 – Procure ter apenas 1 ou 2 cartões para pagar as contas
Se tiver mais de 3 cartões, o controle financeiro começa a ficar complicado e fica mais fácil se perder nas contas, já que cada um pode ter um dia de vencimento diferente, ou ainda terem taxas diferentes, programas de bonificação distintos. Enfim, manter vários cartões pode ser uma tarefa complicada quando se está tentando botar ordem nas finanças.
2 – Preste atenção aos pequenos gastos
Sabe aquele cafezinho de todos os dias? Ou aquele lanche à tarde? Faça as contas e veja quanto dinheiro você gasta por mês nessas pequenas quantias diárias. Talvez você se surpreenderá e poderá identificar alguma fonte de despesas.
3 – Transporte
Gastos com transporte nem sempre são tão claros e contribuem muito para as despesas mensais. Se você usa transporte público, táxi ou veículo próprio, tente colocar num papel o valor usado para sua locomoção. Para muitos, o transporte corresponde a uma das maiores despesas no orçamento.
4 – Compartilhe o orçamento com todos em sua casa
Se você mora com mais pessoas, converse com todos a respeito das despesas mensais. Sempre podem surgir boas ideias para melhorar a organização das finanças quando conversamos sobre o assunto.
5 – Desenvolva uma estratégia própria para registrar suas despesas
Cada um tem uma forma própria de funcionar. Não adianta tentar seguir as regras de outros se elas não se adaptarem a você. Portanto, veja qual a melhor maneira para você anotar seus gastos diários e compará-los mês a mês. Talvez você prefira anotar os gastos num caderno ou talvez goste de guardar os comprovantes e somá-los no final do mês, ou ainda, utilizar um sistema mais completo como o Organizze.
Qualquer que seja a sua estratégia, tenha uma e mantenha-se a ela. Só assim você terá uma visão consistente das suas finanças e poderá agir para manter uma vida financeira saudável.