5 dicas para profissionais na casa dos 20, por Mark Cuban

Escrito por: - Publicado em: 16/03/2016

Depois que ele recebeu seu diploma de bacharel pela Universidade de Indiana, em 1981, aos 22 anos de idade, Mark Cuban, seguiu com alguns amigos para Dallas.

 

Ele lembra que quando se mudou para seu primeiro apartamento, as coisas eram tão apertadas que, às vezes quando chegava do seu trabalho de bartender, tinha que dormir no sofá – ou, se estivesse ocupado, no chão.

 

Depois, começou a trabalhar para a Your Business Software, um dos primeiros varejistas em Dallas. Ele foi demitido menos de um ano depois, mas usou a oportunidade para abrir a própria empresa, MicroSolutions, com apoio de alguns clientes da antiga empresa.

 

A Microsolutions era, inicialmente, um revendedor de softwares e um integrador de sistemas. Com a operação indo bem, Cuban vendeu sua empresa para a CompuServe por 6 milhões de dólares.

 

Em 2011, tornou-se um dos homens mais ricos do mundo, com um lucro de $2.6 bilhões.
A economia melhorou significativamente desde então, mas as lições de Cuban são extremamente válidas, como resumiu o Business Insider. Veja as dicas:

 

1. Viva “barato”

 

Não deixe sua “aparência externa” distraí-lo de suas obrigações financeiras.

 

“Não importa onde você mora”, escreve Cuban. “Não importa como você vive. Não importa que carro você dirige. Não importa que tipo de roupa que você veste.”

 

Use seus 20 anos para saldar a dívida do empréstimo do estudante, não para acumular dívidas de cartão de crédito. Aprenda a ignorar a atração de alguns luxos desnecessários e, faça uma reserva financeira. Você irá agradecer a si mesmo.

 

2. Arrisque-se

 

Você não deve esperar encontrar o trabalho ideal assim que estiver fora da faculdade. Esteja aberto e se você levar algum tempo para encontrar um emprego decente, não deixe que seu ego atrapalhe qualquer oportunidade. Se você precisar trabalhar como caixa, ou servir mesas pra pagar suas contas por uns meses, tudo bem.

 

Encontrar o emprego certo tem muito em comum com encontros amorosos. É dificil até você começar, então depois que você começa é legal, até uma hora deixar de ser. Então é frustrante demais, até você acertar as coisas. Mas quando você consegue, vê que tudo valeu a pena.

 

3. Encontre um trabalho que você ama

 

Cuba diz que não há uma maneira fácil de dizer se você encontrou um trabalho que pode ajudá-lo a construir uma carreira.

 

“Se é importante pra você o quanto é pago, você não está em um trabalho que você realmente ama”, ele escreve.

 

Isso não significa que você não deve se esforçar para ganhar o máximo de dinheiro possível , mas você precisa priorizar sua paixão ao seu salário, se você quiser estar em uma carreira gratificante que lhe permite prosperar.

 

“Se você ama o que faz a ponto de estar disposto a continuar a viver como um estudante, para permanecer no cargo, você encontrou a sua vocação”, escreve Cuban.

 

4. Convença as pessoas do seu valor por suas ações, não pelo que você fala

 

Depois de encontrar sua vocação, qualquer que seja, você deve ter apenas um objetivo, Cuban diz: “ser o melhor do mundo no que faz.”

 

E ele não quer dizer que de uma forma superficial. Ele acredita que a única maneira de tornar-se excepcional é dar a seu trabalho absolutamente tudo o que tem e viver em um estado de auto-aperfeiçoamento constante.  Cuban escreve que “ao invés de tentar convencer as pessoas de que você é o melhor, deixe que a qualidade do seu trabalho faça isso. ”

 

5. Seja otimista, desde que levanta da cama

 

“Você vai estragar tudo. Nós todos. Eu nem posso te dizer quantas vezes, estraguei tudo”.  Você vai precisar aprender a deixar pequenas coisas ir e ver seus fracassos como experiências de aprendizagem . Você vai experimentar emoções negativas, mas você precisa deixá-los passar por você. Cada erro e cada experiência vai servir como motivação e proporcionar grandes memórias quando você finalmente fizer tudo acontecer.

 

O que você achou das dicas de Cuban? Comente! Para ler o artigo original, em inglês, clique no botão abaixo.

 

Carreira – Dica de Filme: O Homem que mudou o jogo (Moneyball)

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
O brasileiro e sua relação emocional com as finanças
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).