5 dicas para o cálculo de comida e bebida do seu casamento
Escrito por: Wedy.com - Publicado em: 20/06/2018

Qual a quantidade ideal de comida e bebida para uma festa de casamento? Na hora de procurar o buffet é comum que surja essa dúvida para muitos casais. Afinal, para garantir a festa dos sonhos, todos os convidados devem ser bem servidos! E para garantir o aproveitamento dos recursos disponíveis, desperdícios devem ser evitados.
Não existe um cálculo exato, pois depende de vários fatores como: o tempo de duração da festa, do tipo de comida que será servido, se haverá ou não coquetel antes do prato principal, da quantidades de homens, mulheres e crianças, etc. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para auxiliar você. Confira!
1 – O buffet ideal
O buffet é responsável por consumir uma parte significativa do orçamento do seu evento. Geralmente o serviço contratado também tem um papel de planejamento junto aos noivos, visto que podem auxiliar em questões da organização da recepção (fluxo de jantar, serviço de garçons e bar, etc.) e da quantidade de comida e bebida que estarão disponíveis no evento. Por isso, verificar referências de noivas anteriores é extremamente importante para que não haja surpresas.
Antes de assinar o contrato, é importante verificar se a empresa oferece o chamada “menu degustação” ou “degustação aberta”. Nestas sessões de degustação, os noivos têm a possibilidade de experimentar todos os pratos que irão ser servidos na festa de casamento.
2 – Tipo de serviço
Uma das partes mais esperadas pelos convidados em uma recepção de casamento é a hora que o buffet entra em ação. Existem diversas formas de colocar esse serviço em prática e, quando não é escolhida a adequada, isso pode causar incômodo no Grande Dia.
→ O coquetel volante é um jeito moderno de recepcionar convidados, indicado para cerimônias informais. Neste estilo, os petiscos são servidos pelos garçons em mini-porções, pratinhos ou em unidades que possam ser manuseadas facilmente. Neste tipo de cerimônia, os convidados ficam em pé: não há a disposição de mesas e cadeiras.
→ O serviço à americana é o tradicional buffet. Nesta modalidade, os convidados têm a liberdade de se servir no momento em que desejarem e na quantidade que quiserem. Além de informal, este serviço é altamente prático.
→ O serviço à francesa é muito utilizado e também tradicional. Neste estilo, os convidados alocam-se em mesas e cadeiras pré-dispostas e aguardam o serviço dos garçons.
→ Já no serviço à inglesa, os convidados são servidos pelos garçons, que montam os pratos nas próprias mesas (serviço direto), ou em aparadores próximos, normalmente carrinhos chamados guéridons (serviço indireto).
Também há a opção de combinar os tipos de serviços. O coquetel de entrada e as bebidas podem ser servidos à francesa, enquanto o jantar e as sobremesas são apresentados como um self-service. Outra opção é servir a proteína empratada, enquanto os garçons servem os acompanhamentos à francesa.
3 – Tipo de cardápio
O tipo de cardápio desejado pelos noivos pode interferir diretamente na quantidade de comida e bebida. Para almoços ou jantares com coquetel, por exemplo, os convidados consumirão menos durante a ceia.
→ Considere 5 a 8 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver almoço ou jantar na sequência.
→ Considere 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente na sequência.
→ Considere 15 a 18 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas o coquetel.
Se for servir apenas o almoço ou jantar, o consumo também será maior nessa refeição, principalmente considerando o tempo de cerimônia até que se inicie o serviço. Está em dúvida sobre o que servir? Aposte naquilo que todo mundo come. Esse não é o momento de servir comida exótica ou aquele prato que somente você e seu par adoram e ninguém mais. Deixem estas delícias para um jantar a dois.
Quando há muitas crianças convidadas na festa, considere a possibilidade de preparar um cardápio especial para eles. Aposte em mini pizzas, batatinhas fritas e pequenos hambúrgueres. As crianças vão adorar e os pais com certeza elogiarão a delicadeza.
4 – Número de convidados e idade
O número de convidados influencia diretamente no buffet de casamento. Obviamente que quanto mais pessoas, maior a quantidade de comida e bebidas necessária. Porém, também é preciso considerar a faixa etária dos convidados. Pessoas mais jovens costumam comer mais; crianças e pessoas mais velhas consomem menos.
Em relação às bebidas, a faixa etária também é fundamental. Analise quantos convidados consomem álcool, o tipo de bebida que costumam beber e, a partir daí, determine quanto de cada item será necessário para garantir o bom atendimento para todos os convidados.
→ No verão, bebidas como água, refrigerantes, cervejas e destilados serão mais consumidas. Já no inverno o consumo de vinho será maior.
→ Se houver apenas refrigerantes, cerveja e água, a quantidade consumida destas será bem maior do que em uma festa onde houver também champanhe, vinho e whisky.
→ O percentual alcoólico também influencia na quantidade. Maiores teores alcoólicos significam menor quantidade, tendo em vista que os convidados bebem mais devagar e se satisfazem mais rapidamente.
→ Lembre-se de providenciar refrigerantes diet e água para as crianças, idosos e diabéticos que não tomam bebidas alcoólicas.
5 – Tempo de duração da festa
A duração da festa é outro fator importante. Se os noivos querem uma festa super animada até o amanhecer, o consumo de bebidas será bem maior. Nesses casos, servir os lanches na madrugada também é uma opção válida.
Por outro lado, se o planejamento ou o perfil dos convidados resultar em uma festa mais curta, a quantidade de bebidas consumidas diminui e os lanches após a refeição não são necessários, tendo em vista que também são servidos os doces e o bolo.
→ O ideal é fazer com que cada sobremesa dê para todos os convidados.
→ Considere 5 a 6 docinhos por pessoa.
→ Considere 60 gramas de bolo por pessoa, caso haja docinhos ou outras sobremesas.
→ Considere 100 gramas de bolo por pessoa, caso não haja docinhos ou outras sobremesas.
Seguindo essas dicas na hora de definir o seu buffet de casamento, você vai garantir que os convidados apreciem a quantidade ideal de comidas e bebidas, além de aproveitar da melhor forma cada instante dessa comemoração! Tem mais alguma dica? Conte para nós nos comentários.
*O Wedy.com é a forma mais fácil e divertida de planejar e organizar o casamento dos sonhos. Atuando como melhor amigo dos noivos, o Wedy.com fornece uma série de ferramentas e serviços inteligentes para facilitar a jornada dos noivos até o altar – e além.