5 dicas para evitar gastos de saúde inesperados
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 14/11/2019

A saúde é algo essencial para garantir o bem-estar e as pessoas devem se preocupar com ela, entretanto, o dinheiro pode se tornar um problema, afinal, nem sempre os cuidados são tão acessíveis.
Os gastos com remédio são uma preocupação, pois, em alguns casos ele é fundamental para que se mantenha a qualidade de vida. Entretanto, é possível economizar com gastos de saúde se houver um bom planejamento.
Veja a seguir algumas dicas de como conseguir isso.
1. Reveja o seu plano médico e odontológico
Ter um plano de saúde ainda é uma das formas mais acessíveis de ter acesso a um serviço de saúde de qualidade quando mais precisar. Com ele é possível pagar um valor reduzido pelas consultas e exames, mesmo tendo que arcar com uma mensalidade.
Um ponto de atenção é se o seu plano odontológico e de saúde estão oferecendo um bom custo-benefício.
Antes do vencimento do contrato, faça comparação com outras operadoras, tente negociar com o seu fornecedor e se achar algum mais interessante, não hesite em fazer a troca.
2. Aposte na medicina preventiva para economizar com gastos de saúde
A prevenção é sempre mais barata se comparada aos custos com o tratamento de uma doença, por isso é tão importante se cuidar.
Faça visitas ao médico e dentista periodicamente e realize exames preventivos para saber como anda a sua saúde.
Qualquer desvio que necessite de cuidados deve começar o quanto antes. Muitas vezes, esses são simples e podem evitar um problema no futuro.
3. Controle a sua alimentação
Pode parecer que não há relação da alimentação com a forma de economizar com gastos de saúde, porém isso é mero engano.
Alguns alimentos, como os ricos em gorduras e açúcares, podem desencadear uma série de doenças e devem ser mantidos longe da rotina alimentar.
Já outros alimentos podem ser excelentes fontes de nutrição, energia e podem até mesmo ajudar a controlar alguns problemas de saúde.
Apostar em um cardápio balanceado pode ser um remédio e uma forma de prevenção.
4. Aposte nos remédios genéricos
Os medicamentos genéricos possuem os mesmo efeitos que um original, porém com a vantagem de ter o preço reduzido por não levar um nome comercial.
Se há necessidade de fazer uso de remédios, veja com o seu médico se existe a versão genérica e a adote como parte da rotina.
Verá que é possível economizar com gastos de saúde de forma considerável com essa simples mudança.
5. Saiba onde ser atendido
Em situações inesperadas de saúde é preciso saber onde buscar a ajuda certa sem gastar muito.
A maioria das pessoas costuma se dirigir a um pronto socorro ou a uma emergência quando tem um problema repentino de saúde, porém essa nem sempre é a opção mais econômica e indicada quando seu plano é de coparticipação ou vai pagar particular.
Se o caso não for tão grave, vale a pena ligar para o médico e tentar agendar um encaixe explicando a situação. Esse tipo de atendimento pode ser bem mais em conta e será atendido por um especialista.
Seguindo essas dicas é mais fácil economizar com gastos de saúde inesperados e manter as contas equilibradas.
Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net