5 dicas para colocar em prática e reorganizar suas finanças antes que 2016 termine
Escrito por: Antonio Walter - Publicado em: 27/10/2016

Todo final de ano é marcado por grandes campanhas de vendas: Black Friday, compras de Natal, alimentos da época, Réveillon (sim, Natal e Réveillon), afinal, muita gente quer passar a festa da virada de roupa nova. No entanto, esse incentivo ao consumo faz com que muitos não percebam os gastos excessivos e amarguem um descontrole financeiro que pode transcorrer pelo ano todo.
Para que essa não seja sua realidade e você tenha a chance de pisar em 2017 com a sua conta no azul, separei 5 dicas para você colocar em prática e mudar seu destino financeiro:
1- Planeje seu orçamento e defina sua meta
Parece chato, mas esse é o principal. Tenha por escrito aonde você quer chegar e envolva nesta etapa seus familiares, pois eles participam de sua vida financeira e tendo conhecimento de seus objetivos, podem te ajudar nos desvios de rota.
2- Mudança de hábitos
Reveja suas rotinas, por exemplo, um pão de queijo com um expresso todos os dias úteis do mês representam um impacto de R$ 147 no seu orçamento mensal (cálculo com gasto de R$ 7 diários, por 21 dias). Aqui vale a pena rever os passeios aos shoppings, centros de compras e locais que tenham um grande apelo ao consumo.
3- Anote seus gastos
Um desafio: faça esse exercício por 15 dias e você vai se surpreender. Registrar todos os seus gastos vai te ajudar a descobrir ralos no orçamento que você nem imaginava.
4- Elimine as dívidas com juros mais altos
Cheque especial e cartão de crédito em atraso precisam ser sua prioridade de regularização. Se a utilização está alta, faça a troca por dívidas de longo prazo com juros mais baixos.
5- Poupe, mesmo com dívidas
Parece piada, mas é importante. Relaciono aqui dois, dos vários benefícios de praticar essa cultura: o primeiro é cultivar o hábito de poupar. É indescritível a sensação de tranquilidade que uma boa reserva financeira pode te proporcionar. Pessoas que vivem a risco de escassez são menos criativas e perdem muitas oportunidades por, às vezes, ter foco em resolver problemas. O segundo benefício é a prevenção para possíveis imprevistos, afinal se você não estiver preparado financeiramente, um pequeno episódio pode literalmente te falir.
Gostou? Comente aqui! Como você se organiza para passar o fim de ano tranquilo e em paz com o bolso?