5 dicas financeiras que você aprende com personagens das telonas

Escrito por: - Publicado em: 29/09/2015

Você ama cinema? Que tal aprender com as trajetórias dos personagens da ficção e ganhar novas inspirações para a vida real?

 

Separamos 5 personagens das telonas que têm muito pra nos ensinar:

 

Jerry Maguire

O icônico personagem interpretado por Tom Cruise, em 1996, é um jovem agente esportivo que se vê em meio a uma crise pessoal e profissional após ser demitido de seu emprego. O motivo de sua demissão é a forma com que Maguire encara a relação entre a empresa e seus clientes e o seu inconformismo com um mercado que está mais preocupado com seus resultados financeiros do que em tratar seus clientes de forma mais humana e cautelosa.

 

Maguire passa a agenciar Rod Tidwell, um problemático jogador de futebol que, apesar de sua fama, parece não conseguir emplacar sua carreira e nem colocar sua vida em ordem. Com uma pequena inversão de valores — para melhor — Maguire consegue despertar em seu cliente a paixão por aquilo que ele faz e trazer de volta a sua vontade de jogar por prazer e não apenas por dinheiro.

 

A partir dessa mudança de perspectiva, Maguire dá a volta por cima e transforma sua carreira, deixando pra gente uma preciosa lição: a de que bons relacionamentos são essenciais para o sucesso e que acreditar em suas ideias e no potencial de seu negócio é o que realmente faz a diferença — mesmo que tudo pareça uma loucura aos olhos dos outros.

 

Billy Beane

Baseado em uma história real, Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo é um filme que narra a história de Billy Beane, técnico do time de baseball Oakland Athletics, que muda toda a estratégia de fazer negócios no mundo dos esportes tentando levar seu pequeno time ao sucesso.

 

Após recusar uma proposta milionária para se tornar técnico do Boston Red Sox, Beane opta por investir no Oakland Athletics utilizando uma inovadora técnica de análise de métricas para identificar novas contratações de jogadores que tiveram seus potenciais negligenciados por outros times. Essa mudança na forma de tratamento das contratações e retenção de talentos foi o ponto chave de mudança que levou o Oakland Athletics aos primeiros lugares do campeonato norte-americano, competindo com grandes times multimilionários da primeira divisão.

 

Billy Beane nadou contra a corrente com um pensamento fora da caixa, não teve medo de arriscar nem de acreditar em suas ideias, adotando caminhos para reinventar o seu negócio e provando que somente ter dinheiro não é o fator primordial para o sucesso.

 

Chris Gardner

Em À Procura da Felicidade, Will Smith interpreta Chris Gardner, que após uma série de escolhas mal feitas, se vê quebrado, sem perspectiva de futuro e tendo que criar seu filho sozinho após ser deixado por sua esposa. Sem muita esperança, Chris e seu filho passam por situações extremas, tendo que dormir em praças, abrigos para moradores de rua e até banheiros públicos.

 

Movido por uma vontade enorme de vencer na vida, Chris consegue desbancar experientes concorrentes na disputa pelo emprego de seus sonhos e entrega uma bela lição de vida e superação. Vendo a história de Chris Gardner, a gente consegue entender que nossos objetivos devem guiar nossas ações, que desistir não é uma opção, que sempre é possível encontrar forças para dar o seu melhor em qualquer situação e que acreditar em si mesmo e nas outras pessoas é o segredo para o sucesso, mesmo quando o mundo parece conspirar contra você.

 

Miranda Priestly

A figura feminina no mundo dos negócios foi colocada em descrédito durante muito tempo em razão de uma mentalidade totalmente focada em uma sociedade patriarcal. Nesse contexto, personagens como o de Meryl Streep em O Diabo Veste Prada mostram como as mulheres são absolutamente capazes de ocupar grandes cargos de gerência e serem responsáveis pelo sucesso de seus negócios, com pulso firme e visão empreendedora.

 

No entanto, Miranda Priestly, claramente inspirada em Anna Wintour, editora-chefe da Vogue nos Estados Unidos, retrata uma mulher exigente, fria e calculista, que coordena a edição da revista Runway com uma seriedade exagerada, fazendo com que as pessoas ao seu redor se sintam constantemente intimidadas e coagidas — o que não contribui muito para o clima no ambiente de trabalho. Mas em sua vida íntima, Miranda é uma pessoa solitária e infeliz.

 

A lição que podemos tirar através do retrato de Miranda Priestly é que o sucesso é possível e que a ambição é necessária para se alcançar objetivos difíceis, mas que nem sempre uma atitude austera e intolerante é a melhor opção.

 

Peter Parker

O famoso herói dos quadrinhos, o Homem Aranha, logo percebeu seu potencial para utilizar seus superpoderes em benefício próprio e dar um salto em sua carreira como jornalista ao vender as fotos que tirava para um jornal local. No entanto, Peter Parker ficou tão absorvido por essa sua recém-adquirida habilidade que deixou-se tomar pela ganância e pelo individualismo a ponto de não fazer muito esforço para deter um criminoso que, posteriormente, foi o responsável pelo assassinato de seu querido tio Ben.

 

O personagem de Peter Parker nos deixa a lição de que, ainda que a ambição seja essencial para correr atrás de seus objetivos, é importante ter os pés no chão e prestar atenção ao seu redor, fazendo o bem e ajudando a quem puder, pois, muitas vezes, outros bens que não os materiais são muito mais importantes em nossa vida que o dinheiro.

 

 

Você já aprendeu alguma coisa com um personagem legal das telonas? Deixe um comentário pra gente com a sua opinião!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).