4 coisas que você deveria comprar com cartão de crédito

Escrito por: - Publicado em: 26/12/2016

Sim, é isso mesmo que você leu. Quando usado com muita cautela o cartão de crédito pode se tornar um bom aliado de suas finanças.

 

Existem algumas raras situações em que utilizar o crédito é mais vantajoso do que utilizar o débito. O site Exame listou alguns benefícios, confira abaixo.

 

1. Compras online

 

Ao fazer qualquer tipo de compra online e pagar com cartão de crédito, você tem o respaldo do banco se acontecer qualquer tipo fraude, diferente do pagamento com boleto bancário, que não oferece nenhum tipo de proteção. Além disso, você consegue cancelar a compra de forma mais rápida.

 

Os dois tipos de fraude mais comuns em compras com cartão de crédito são a não entrega do produto e a clonagem do cartão, como explica Tom Canabarro, co-fundador da empresa Konduto, que trabalha na prevenção de fraudes online. Nessas duas situações, o banco se responsabiliza por resolver o problema e estornar o valor.

 

É recomendável, inclusive, desconfiar de sites que só aceitam pagamento por boleto bancário. “Qualquer outro meio de pagamento hoje é mais inseguro que o cartão de crédito. Os bancos têm aperfeiçoado muito suas tecnologias de segurança”, explica Marcos Nunes, diretor geral de segurança digital para a América Latina da empresa UL.

 

2. Eletrônicos e eletrodomésticos

 

Vale a pena comprar produtos que têm garantia, como eletrônicos e eletrodomésticos, no cartão de crédito, como recomenda o diretor executivo da Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito (ABSCM), Rubens de Andrade Neto. Vários cartões oferecem um tempo de garantia adicional, em parceria com a marca do produto.

 

Além disso, o cartão é uma ótima ferramenta de crédito para usar em emergências, quando sua geladeira quebrar, por exemplo. Nesse caso, parcelar pode ajudar a manter o resto do seu orçamento em dia, desde que você se organize para pagar as parcelas e não gaste desenfreadamente, como aconselha a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawawti.

 

Outra vantagem é que o cartão dá 40 dias para pagar o produto, o que pode facilitar se tiver um gasto repentino e ainda não recebeu o salário do mês. “Se usado com maturidade, o cartão de crédito é uma ótima ferramenta financeira”, orienta Marcela.

 

3. Seguros

 

Vários cartões de crédito têm parcerias com seguradoras. Assim, basta usar o cartão e você está protegido por um seguro de vida, de viagem ou de carro, ao alugar um veículo.

 

Essa pode ser uma forma interessante de estar protegido e economizar com o custo dos seguros, como recomenda o diretor executivo da ABSCM, Rubens de Andrade Neto.

 

Algumas seguradoras também têm cartões de crédito próprio, que dão desconto na contratação ou renovação do seguro e até reduzem o valor do franquia. No entanto, tenha cuidado para não ter cartões demais e esquecer de pagar alguma fatura.

 

4. Reserva de hospedagem e aluguel de carro

 

É muito comum que hotéis e locadores de veículos exijam um depósito antecipado para realizar a reserva, de valor alto. No entanto, se você fornecer os dados do cartão de crédito antecipadamente, o pagamento pode ser efetuado só depois da utilização do serviço, com mais tempo para se organizar.

 

Clique no botão abaixo e confira a lista completa.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Cartão de crédito: quando a corrida por milhas se torna uma armadilha
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).