4 lições financeiras tiradas do filme Meninas Malvadas
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 09/10/2017

Caso você não esteja familiarizado, o dia 3 de outubro é sempre uma data especial para os fãs do filme Meninas Malvadas (Mean Girls). O filme foi lançado lá em 2004, mas ainda é um queridinho de muita gente.
Mesmo parecendo só mais um clássico da Sessão da Tarde, o blog de finanças Chime, encontrou 5 dicas sobre finanças no longa. Se aconchega na poltrona, pega a pipoca e aproveita as dicas!
1 – Não se preocupe em não estar no grupo das Poderosas
Impossível falar de Meninas Malvadas sem mencionar as Poderosas (The Plastics). Formado pelas personagens Regina George, Gretchen Wieners, Karen Smith e mais tarde, por Cady Heron, elas são o grupinho das meninas mais populares do colégio e são responsáveis pelas famosas frases “nas quartas-feiras nós usamos rosa” e “você não pode sentar com a gente”.
Lição: Tomar decisões financeiras para agradar os outros ou para apenas manter aparências, pode ter sérias consequências para o seu bolso. Em alguns casos mais graves, você até deixa de pagar suas contas e se endivida por tentar manter um padrão de vida que não encaixa no seu orçamento.
A boa notícia é que, a partir do momento que você percebe que o dinheiro gasto dessa maneira não traz felicidade, você começa a priorizar seus objetivos financeiros que estão no seu orçamento. Você também percebe, que o melhor “plano de gasto” para você é aquele baseado em sua vida real.
2 – É hora de encarar a realidade
Quando Janis fala pra Cady que ela está virando uma das Poderosas, acaba sendo o “chamado pra realidade” que ela precisava. Ela se dá conta do que realmente estava acontecendo.
Lição: Esse ponto é importantíssimo e bem pessoal para quem está endividado. Em muitos casos, a pessoa que tem dívidas nem sabe o quanto realmente deve, pois é muito mais fácil ignorar as cobranças e continuar vivendo como se nada tivesse acontecido.
Mas em algum ponto, é preciso parar e resolver suas pendências. Aposto que você vai se sentir muito melhor!
3 – Perguntas idiotas não existem
Ok, quando Regina George pergunta se manteiga é um carboidrato, ela força um pouco a barra. Você não deve ter medo de fazer perguntas, pois esse é um dos melhores métodos para você aprender.
Lição: O mesmo princípio pode ser utilizado para questões financeiras. Certifique-se de fazer muita pesquisa e perguntas quando for tomar algum passo que possa comprometer o seu dinheiro, como abrir uma conta bancária ou escolher um financiamento estudantil.
4 – Tenha sempre um plano B
Lembra quando a Cady e as Poderosas se apresentaram no show de talentos na frente de toda a escola e o som parou de funcionar? Felizmente, em vez de correr para fora do palco, Cady fez com que toda a plateia cantasse junto com as meninas uma versão improvisada de “Jingle Bell Rock”.
Fácil, né?
E quando acontece algo mais sério na sua vida? Como um problema de saúde, reparos urgentes no carro ou até mesmo uma demissão não esperada.
Lição: Com um fundo de emergência, você não precisa se preocupar com esses gastos extras. A dica é guardar de 3 a 6 meses de salário no seu fundo de emergência. Além disso, o dinheiro do fundo deve ser mantido separado de suas finanças diárias, para ser utilizado apenas em situações necessárias.
Viu como é possível tirar lições financeiras de onde não se imagina? Espero que você tenha curtido as dicas! 🙂