4 erros que você pode cometer usando o cartão de crédito

Escrito por: - Publicado em: 20/02/2016

Um ótimo artigo no site da Exame, destacou 4 hábitos de crédito, comuns e vistos como “normal”, mas que na verdade são erros. Veja quais são eles:

 

1. Você paga a fatura em dia, mas o valor é muito alto

 

Ao usar o cartão de crédito você só tem uma maneira de não perder (muito) dinheiro: pagando a fatura na data de vencimento. O problema é quando uma porção significativa do orçamento é comprometida mensalmente com o meio de pagamento. Pagar uma fatura que corresponda a 50% dos gastos mensais é algo arriscado.

 

Especialistas recomendam que o cartão de crédito seja utilizado apenas para compras emergenciais e com parcimônia, e não como um meio de antecipar gastos que poderão ser pagos apenas no próximo mês.

 

2. O cartão é usado não apenas para parcelar compras mais caras, mas também gastos supérfluos

 

Especialistas são praticamente unânimes em dizer que o cartão de crédito deve ser utilizado apenas para parcelar compras de maior valor. Dessa forma, o risco de descontrole financeiro diminui. O mais indicado é que o meio de pagamento seja utilizado para a compra de bens realmente necessários e bastante utilizados no dia a dia, como eletrodomésticos, e nos casos em que a aquisição não pode ser adiada.

 

Também não é recomendável pagar no crédito despesas recorrentes, como as compras de supermercado. Como esse é um tipo de despesa pago mensalmente, ao colocar as compras no crédito é como se você empurrasse o pagamento sempre para frente, criando uma bola de neve.

 

3. As compras são parceladas em poucas vezes, mas sem planejamento

 

Uma das formas de reduzir o risco de descontrole das finanças é parcelar as compras no cartão de crédito em poucas vezes. Mas essa regra não vale para todos os casos. O parcelamento deve ser planejado e acompanhado de perto, de modo que novas compras não se sobreponham a esses gastos e acabem engordando a fatura, deixando pouco espaço para o pagamento de gastos essenciais e imprevistos.

 

4. Você usa o cartão de crédito apenas para emergências, mas fica sem dinheiro no final do mês

 

O mais indicado é que o cartão de crédito seja utilizado apenas no caso de emergências e quando não houver uma reserva financeira que seja capaz de cobrir alguma despesa adicional.

 

Se usado com planejamento, o cartão de crédito pode ser um aliado e pode, sim, ajudar a equilibrar as finanças durante determinado período. Basta não perder de vista os pagamentos futuros e suspender o uso da modalidade de crédito assim que houver uma folga no orçamento.

 

Para mais detalhes, acesse o artigo completo, clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).