4 dicas para não deixar a crise colocar você no vermelho

Escrito por: - Publicado em: 23/04/2016

Não há como negar: o brasileiro tem problemas quando se trata de planejamento financeiro. E em tempos de crise econômica, a situação tende a agravar. O site Administradores preparou algumas dicas e nós compartilhamos elas com você:

 

1. Coloque seus gastos no papel

 

É o primeiro passo – e o mais básico de todos. Faça um controle sistemático do seu orçamento, pra isso é interessante usar um aplicativo de finanças pessoais. Não confie em manter as contas “de cabeça”. Além de ser um método pouco confiável pra organizar suas finanças, você pode perder perspectivas reais sobre seus gastos.

 

2. Aprenda a usar o cartão de crédito

 

Para o especialista de finanças Gustavo Cerbasi, o uso indevido do crédito é um problema extremamente sério e infelizmente muito presente nos lares da maioria dos brasileiros. As pessoas lidam com o crédito como se ele fosse um complemento do salário, sem perceber que esse crédito talvez esteja custando mais caro do que o necessário.

 

3. Seja racional com suas compras

 

Evite o máximo que puder as compras motivadas por impulso. O ideal é que, antes de comprar qualquer coisa, você reflita sobre suas capacidades financeiras e necessidades reais. Sabemos que a natureza do ser humano é essencialmente imediatista, o que deixa mais improvável que as nossas decisões sejam racionais e focadas no futuro, mas devemos tentar.

 

4. Gaste menos do que você ganha

 

No final do mês, a única coisa que vai impedir que suas contas terminem no vermelho – com ou sem crise – é que o valor dos seus gastos seja inferior ao que você recebe. Todos os fatores anteriormente citados, se resumem a isso. Manter um orçamento de acordo com as suas condições reais e seguir o planejamento. Gaste menos do que você ganha e multiplique a diferença.

 

Veja mais dicas clicando no botão abaixo. Vale a pena!

 

Gostou dessas dicas? Comente!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
4 dicas para criar um fundo de emergência
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).