4 dicas para não deixar a crise colocar você no vermelho
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 23/04/2016

Não há como negar: o brasileiro tem problemas quando se trata de planejamento financeiro. E em tempos de crise econômica, a situação tende a agravar. O site Administradores preparou algumas dicas e nós compartilhamos elas com você:
1. Coloque seus gastos no papel
É o primeiro passo – e o mais básico de todos. Faça um controle sistemático do seu orçamento, pra isso é interessante usar um aplicativo de finanças pessoais. Não confie em manter as contas “de cabeça”. Além de ser um método pouco confiável pra organizar suas finanças, você pode perder perspectivas reais sobre seus gastos.
2. Aprenda a usar o cartão de crédito
Para o especialista de finanças Gustavo Cerbasi, o uso indevido do crédito é um problema extremamente sério e infelizmente muito presente nos lares da maioria dos brasileiros. As pessoas lidam com o crédito como se ele fosse um complemento do salário, sem perceber que esse crédito talvez esteja custando mais caro do que o necessário.
3. Seja racional com suas compras
Evite o máximo que puder as compras motivadas por impulso. O ideal é que, antes de comprar qualquer coisa, você reflita sobre suas capacidades financeiras e necessidades reais. Sabemos que a natureza do ser humano é essencialmente imediatista, o que deixa mais improvável que as nossas decisões sejam racionais e focadas no futuro, mas devemos tentar.
4. Gaste menos do que você ganha
No final do mês, a única coisa que vai impedir que suas contas terminem no vermelho – com ou sem crise – é que o valor dos seus gastos seja inferior ao que você recebe. Todos os fatores anteriormente citados, se resumem a isso. Manter um orçamento de acordo com as suas condições reais e seguir o planejamento. Gaste menos do que você ganha e multiplique a diferença.
Veja mais dicas clicando no botão abaixo. Vale a pena!
Gostou dessas dicas? Comente!