4 curiosidades sobre o cartão de crédito que você não sabia
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 19/07/2017

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no mundo todo. Hoje em dia é difícil encontrar um estabelecimento que não aceite pelo menos um tipo de cartão. E com o crescimento das lojas online, o cartão de crédito só se fortalece! O site Finanças Forever elencou algumas curiosidades sobre esse método de pagamento tão popular. Confira abaixo!
1. Quando surgiu o primeiro cartão de crédito do mundo?
Os cartões foram inventados, nos Estados Unidos, em 1951. Frank MacNamara foi a primeira pessoa do mundo a pensar nessa metodologia de pagamentos. Esse fato ocorreu durante um jantar com amigos, na cidade de Nova York, quando o executivo percebeu que havia esquecido de levar dinheiro ou talão de cheques.
A conta do restaurante foi paga mediante a assinatura em um papel onde figuravam as despesas. No dia seguinte, Frank se dirigiu ao restaurante e efetuou o pagamento do compromisso.
Assim, nasceu a ideia de criar o primeiro cartão de crédito. O Diners Club Card foi inicialmente aceito em 27 restaurantes norte-americanos. Em 1952 surgiu o primeiro cartão de crédito internacional e, em 1955, ele se tornou como o conhecemos hoje, de plástico. No Brasil, o cartão de crédito chegou em 1954.
Leia mais: Quando usar o cartão de crédito ou débito?
2. Quantas transações são realizadas?
Outra das curiosidades sobre o cartão de crédito é a quantidade de transações realizadas em todo o mundo. Esse número apresentou grande crescimento nos últimos anos.
Em 2006 houve 1,8 milhão de transações, enquanto em 2012 foram realizadas 4,4 milhões. Atualmente, a cada segundo temos mais de 10 mil operações em todo o mundo.
Obviamente, os valores financeiros movimentados também se elevaram. Em 2006, o número estava na casa dos R$ 146 bilhões. Já em 2012, os cartões de crédito responderam pela movimentação de R$ 468 bilhões. Incrível, não é mesmo?
3. Como funciona o pagamento mínimo?
O pagamento mínimo é uma alternativa oferecida pelas operadoras, representando apenas 10% do total da fatura, sendo uma opção para que você permaneça em dia com a sua operadora.
Por outro lado, o principal objetivo é fazer com que você adquira novas dívidas. Os pagamentos mínimos são baixos para serem atrativos para o consumidor, mas ao realizar o pagamento os altos juros incidirão sobre o valor restante, aumentando consideravelmente o valor devido.
Confira mais dicas clicando no botão abaixo.