4 conselhos inusitados que podem mudar sua carreira para sempre
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 14/11/2016

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais incerto, muitas pessoas sentem falta de orientação profissional. Acontece que, embora exista um oceano de conselhos sobre o assunto na internet, são raras as dicas de carreira que fogem do óbvio.
O site da Exame, listou 6 conselhos inusitados, e nós, compartilhamos 4 deles, aqui:
1. Você não precisa escolher uma profissão
Já começa na época do vestibular: a sociedade nos força a escolher uma carreira e incorporá-la como uma parte fundamental de quem somos. No fim das contas, não funciona. Não é preciso escolher entre duas ou três coisas que você ama. Você pode trabalhar durante a semana numa área e no fim de semana em outra, sair do trabalho e ir fazer consultoria ou dar aulas, por exemplo.
Quem acha que precisa escolher uma única área acaba entediado e desmotivado, o que muitas vezes produz a troca frequente de empregos. Porém, é preciso ter cuidado para não perder o foco. Se não houver conexão com os seus objetivos de vida, abrir o seu leque de atuação só deixará você esgotado.
2. Não procure um trabalho que você ama. Procure amar o seu trabalho
Ninguém em sã consciência deseja fazer aquilo de que não gosta. No entanto, perseguir o ideal de um emprego “divertido” costuma resultar em frustração. Procure amar o seu trabalho, seja ele qual for, experimentando novas atividades e competências escondidas em você mesmo. Às vezes aterrissamos em empregos em que jamais nos imaginamos e eles acabam trazendo muita felicidade.
Quem procura trabalhar só com o que ama pode confundir hobby com trabalho ou se decepcionar ao finalmente conseguir o seu emprego dos sonhos. Não há nada de errado em buscar oportunidades numa área com a qual você tem afinidade. Só é importante não se prender exclusivamente a isso na hora de fazer as suas escolhas.
3. Dinheiro não é objetivo, é meio
Se a meta da sua carreira é ganhar dinheiro, pense melhor. Seu objetivo deve sempre ser algo maior, alinhado com seu propósito de vida e com o legado que você quer deixar. Quando um profissional coloca a recompensa financeira como alvo principal, suas decisões se tornam imediatistas, simplórias e confusas. Entender a remuneração como objetivo também pode inibir inovações e investimentos mais ousados no futuro.
4. Trabalho é só…trabalho
Num mundo que glamouriza a sobrecarga de trabalho, muita gente age como se a carreira fosse sua razão de existir. Trabalho é só trabalho, e encará-lo como tal ajuda a diminuir o estresse e a tomar decisões melhores. Isso não significa isentar-se das responsabilidades, mas buscar um distanciamento mínimo para preservar a sua saúde e continuar apto a fazer boas entregas.
Pense no trabalho de um médico que salva vidas num pronto-socorro. Ele precisa impedir que a compaixão pelo paciente se transforme em pena e dor, ou não conseguirá trabalhar. Em qualquer área, o comprometimento com a carreira não pode se converter em servidão. Você é muito mais do que os seus resultados.
Quer mais conselhos como estes? Clique no botão abaixo!