4 conselhos inusitados que podem mudar sua carreira para sempre

Escrito por: - Publicado em: 14/11/2016

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais incerto, muitas pessoas sentem falta de orientação profissional. Acontece que, embora exista um oceano de conselhos sobre o assunto na internet, são raras as dicas de carreira que fogem do óbvio.

 

O site da Exame, listou 6 conselhos inusitados, e nós, compartilhamos 4 deles, aqui:

 

1. Você não precisa escolher uma profissão

Já começa na época do vestibular: a sociedade nos força a escolher uma carreira e incorporá-la como uma parte fundamental de quem somos. No fim das contas, não funciona. Não é preciso escolher entre duas ou três coisas que você ama. Você pode trabalhar durante a semana numa área e no fim de semana em outra, sair do trabalho e ir fazer consultoria ou dar aulas, por exemplo.

 

Quem acha que precisa escolher uma única área acaba entediado e desmotivado, o que muitas vezes produz a troca frequente de empregos. Porém, é preciso ter cuidado para não perder o foco. Se não houver conexão com os seus objetivos de vida, abrir o seu leque de atuação só deixará você esgotado.

 

2. Não procure um trabalho que você ama. Procure amar o seu trabalho

Ninguém em sã consciência deseja fazer aquilo de que não gosta. No entanto, perseguir o ideal de um emprego “divertido” costuma resultar em frustração. Procure amar o seu trabalho, seja ele qual for, experimentando novas atividades e competências escondidas em você mesmo. Às vezes aterrissamos em empregos em que jamais nos imaginamos e eles acabam trazendo muita felicidade.

 

Quem procura trabalhar só com o que ama pode confundir hobby com trabalho ou se decepcionar ao finalmente conseguir o seu emprego dos sonhos. Não há nada de errado em buscar oportunidades numa área com a qual você tem afinidade. Só é importante não se prender exclusivamente a isso na hora de fazer as suas escolhas.

 

3. Dinheiro não é objetivo, é meio

Se a meta da sua carreira é ganhar dinheiro, pense melhor. Seu objetivo deve sempre ser algo maior, alinhado com seu propósito de vida e com o legado que você quer deixar. Quando um profissional coloca a recompensa financeira como alvo principal, suas decisões se tornam imediatistas, simplórias e confusas. Entender a remuneração como objetivo também pode inibir inovações e investimentos mais ousados no futuro.

 

4. Trabalho é só…trabalho

Num mundo que glamouriza a sobrecarga de trabalho, muita gente age como se a carreira fosse sua razão de existir. Trabalho é só trabalho, e encará-lo como tal ajuda a diminuir o estresse e a tomar decisões melhores. Isso não significa isentar-se das responsabilidades, mas buscar um distanciamento mínimo para preservar a sua saúde e continuar apto a fazer boas entregas.

 

Pense no trabalho de um médico que salva vidas num pronto-socorro. Ele precisa impedir que a compaixão pelo paciente se transforme em pena e dor, ou não conseguirá trabalhar. Em qualquer área, o comprometimento com a carreira não pode se converter em servidão. Você é muito mais do que os seus resultados.

 

Quer mais conselhos como estes? Clique no botão abaixo!

 

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como a nova crise política afeta os investimentos
Por Equipe Organizze
Quer ficar rico? Descubra e pratique os 4P`s da riqueza
Por Equipe Organizze
6 filmes da Netflix para quem quer aprender mais sobre finanças
Por Equipe Organizze
Gravidez: dicas de finanças para quem planeja ter um filho
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).