3 táticas para manter seu objetivo financeiro

Escrito por: - Publicado em: 23/03/2016

Vamos aceitar. Gastar dinheiro é muito mais divertido do que poupar. Mesmo quando se está economizando para algo que desejamos muito, é um desafio se manter longe da  “felicidade instantânea”.

 

Juntar dinheiro sem bolar uma estratégia, torna o desafio ainda mais complicado. Portanto, seja seu objetivo pequeno ou grande, com algumas táticas em mente fica mais fácil chegar onde você deseja!

 

O site GoGirlFinance dá algumas dicas, e nós, compartilhamos elas aqui.

 

Mantenha seu objetivo fácil de visualizar

 

Pode ser uma viagem, um carro novo, a grana da entrada para um apartamento ou mesmo o fim de uma dívida. Para que você lembre da prioridade do seu dinheiro, é preciso dar um incentivo constante ao cérebro, afim de evitar certos deslizes.

 

E nem estamos falando aqui de compras impulsivas, mas gastos cotidianos que poderiam ser cortados ou diminuídos para guardar um extra. Trocar a balada cara com as amigas por uma programação mais em conta, substituir a reunião no boteco por um encontro em casa com os amigos (com todo mundo rachando as despesas), entre outros cuidados que podem diminuir suas despesas.

 

Para te ajudar com isso, mantenha sempre fotos daquilo que você deseja em lugares que você sempre vai olhar: a mesa do escritório, o criado mudo do seu quarto, a porta da geladeira. Deixar esses lembretes no seu dia-a-dia vai lhe estimular a ser mais focada com seus objetivos.

 

Peça ajuda

 

Se você resolve levar uma vida mais saudável e avisa as amigas que vai entrar na academia, aposto que não vai ser difícil encontrar companhia para malhar, afinal, todas nós sabemos que o resultado chega mais rápido com alguém por perto para nos estimular.

 

Então por que não contar com o mesmo tipo de ajuda quando seu objetivo for juntar uma grana? Escolha alguém de sua confiança para ficar no seu pé. Para puxar a orelha quando você pensar em gastar mais do que deve com os presentes de Natal ou estiver abusando com o cartão de crédito.

 

Dê mais valor ao seu troco

 

Seja o troco da padaria, do posto de gasolina, do taxista, o que for, pare de menosprezar as moedinhas pequenas que aparecem em seu dia a dia. Na hora da troca de bolsas, entre em um compartimento e outro, você descobre que tem dinheiro suficiente para um lanche com os trocados que foi acumulando ao longo da semana.

 

Passe a guardar este dinheiro com mais cuidado para que ele te ajude em situações emergenciais. Aquelas moedinhas que você tanto reclama por ocuparem espaço demais em sua carteira, podem ficar guardadas dentro de uma jarra ou um cofrinho de criança mesmo.

 

Esse dinheiro pode te ajudar a cobrir alguma despesa extra, como o salão de beleza ou o conserto de algum problema em casa.

 

E então, o que achou dessas dicas? Comente!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).