3 passos fundamentais para resolver seus problemas financeiros
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 20/06/2017

Quando se tem um problema, é preciso resolvê-lo, certo? Sendo em questões pessoais, profissionais e até financeiras. Quando se tenta esconder ou ignorar um problema financeiro, a situação do seu bolso só tende a piorar. Pensando nisso, o educador financeiro Ricardo Pereira escreveu para o Dinheirama 3 passos para você resolver seus problemas financeiros, seja lá quais forem eles. Confira abaixo e encare seus problemas de frente!
Passo 1: Você precisa mostrar quem é o líder
Se você foi capaz de criar um problema, também será capaz de encontrar uma solução. Ao olhar o problema como algo sem solução, a acomodação passa a ser vista como aceitável e a passividade se transforma em uma desculpa natural (e perigosa). Cuidado.
No Brasil, por conta dos juros altos, é muito comum os problemas financeiros crescerem exponencialmente – os especialistas adoram se referir às dívidas como uma “bola de neve” para demonstrar a perda de controle de muitos e seu efeito.
A verdade é que dependendo da quantidade de dinheiro envolvido em um problema, não existe solução fácil e rápida. Existirá sofrimento, momentos de dúvidas, sacrifícios e decisões extremamente difíceis, mas a determinação em seguir o plano precisa ser maior do que tudo. Acabar com o problema precisa ser sua prioridade número um.
Passo 2: Assuma a liderança de fato e envolva a família através do exemplo
As palavras inspiram, mas só o exemplo arrasta! Fugir de um problema apenas sinalizando que todos da família não estão ligando para ele é só mais um ato de covardia. Apontar o dedo é fácil.
É fundamental chamar a responsabilidade e ser duro com todos, mostrando a realidade e exigindo o comprometimento necessário para que o problema seja resolvido.
“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única”. A frase de Albert Schweitzer é perfeita para tratarmos dos problemas financeiros.
Jamais maquie ou tente esconder um problema, pois isso só o tornará maior e mais perigoso. Opte sempre por deixar clara a situação da família, mostrando o que cada um precisará fazer.
Seja claro também nas próprias atribuições, mostrando o que você irá cortar na própria carne em torno do bem comum. Portanto, demonstre seu envolvimento com suas ações e se transforme na inspiração para todos.
Passo 3: Resolva o problema, custe o que custar
Por pior que seja o problema, quando falamos em dinheiro, sempre existe uma solução. Ela pode não ser fácil, mas normalmente ela está visível e requer muita atitude e desprendimento.
Pode ser que para muitos apenas cortar gastos e ajustar o orçamento seja o suficiente para resolver os problemas financeiros. Em outros casos, poderá ser necessário, além do ajuste do orçamento, renegociar dívidas, buscar fontes de renda extra e até mesmo vender patrimônios.
Fundamentalmente, o cenário e a atitude para resolução de um problema financeiro podem ser idênticos aos de uma guerra, onde se faz necessário usar todas as armas disponíveis para atingir determinado objetivo.
Mas, atenção: sua guerra não é contra o seu bolso, mas a favor dele; sua guerra é contra o consumo sem sentido, o endividamento e o descontrole financeiro. Seu objetivo é ser financeiramente livre, portanto lute da forma certa.
Confira o artigo completo clicando no botão abaixo.