3 motivos para gastar dinheiro com experiências e não com coisas

Escrito por: - Publicado em: 11/03/2016

Um artigo da InfoMoney destaca uma pesquisa que durou 20 anos. Isso mesmo! Conduzida pelo doutor em Psicologia, Thomas Gilovich, a conclusão da pesquisa é que gastar dinheiro com experiências é mais valioso do que adquirir “coisas”.

 

Não é segredo que o salário precisa ser gasto de forma sábia ou, caso contrário, a pessoa ficará sem dinheiro ou infeliz.

 

As pessoas se tornam acostumadas a ter coisas novas, e a cansar delas facilmente; a aumentar as expectativas constantemente, gastando cada vez mais e criando comparações.

 

O estudo fala sobre algumas descobertas que fazem com que os gastos em experiências sejam mais importantes e satisfatórios. Veja alguns pontos:

 

1. Experiências se tornam parte da identidade das pessoas

 

O acúmulo de experiências vividas pelas pessoas, é o que cria a personalidade de um ser humano. Para o especialista, por mais que você goste de um bem material, ele seguirá separado de você.

 

2. Em experiências, as comparações não importam

 

Um estudo de Harvard mostrou que as pessoas preferem salários que sejam baixos, mas maiores do que os de seus colegas, a salários altos que sejam menores do que os dos colegas. Quanto às férias, elas preferiam tirar um tempo longo, mesmo que fosse menor do que a dos colegas.

 

3. Desconexão com o preço

 

Dizer que uma coisa não tem preço é associado a algo de valor imensurável: caso das experiências. A desconexão de uma experiência com o valor que ela tem, aumenta o aproveitamento das mesmas.

 

Gostou da pesquisa? Veja mais alguns pontos, clicando no botão abaixo. Comente sua opinião!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
O brasileiro e sua relação emocional com as finanças
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).