3 mitos sobre mulheres e dinheiro para esquecer já

Escrito por: - Publicado em: 14/03/2017

Quando o assunto é mulher e finanças, muita gente já pensa no senso comum de que nós só pensamos em dinheiro ou, então, que não sabemos lidar com ele. Entre uma piada ruim e outra pior que ainda ouvimos por aí, a verdade é que as mulheres são bastante competentes na hora de valorizar o dinheiro, tanto na questão pessoal quanto no ambiente corporativo.

 

Já conquistamos muitos espaços: nos tornamos chefes de Estado, CEO de grandes empresas e até líderes de corporações majoritariamente masculinas. Quer um exemplo? A polícia de Londres acaba de nomear uma mulher para seu mais alto cargo de comando. Cressida Dick será a primeira mulher a ser comissária da polícia londrina, uma instituição que tem mais de 180 anos.

 

Apesar dos avanços, ainda temos um longo caminho a percorrer. E, para ilustrar isso, que tal dar uma olhada nos principais mitos que ainda existem quando falamos sobre a relação das mulheres com o dinheiro?

 

Não têm tino para os negócios

 

Bem, essa é daquelas ideias que nasceram antes mesmo dos nossos avós e existem até hoje. Se antes nós não podíamos trabalhar fora de casa, hoje estamos cada vez mais presentes no mercado de trabalho.

 

Isso não significa que as mulheres estão apenas em cargos subordinados. Nós também somos chefes, supervisoras e gerentes. E também estamos abrindo nossas próprias empresas.

 

Apesar do equívoco da ideia de que o público feminino não se dá bem no universo dos negócios, estamos cada vez mais empreendedoras. E estamos indo muito bem, ok? Um estudo realizado pela empresa Catalyst apontou que as startups fundadas por mulheres possuem 50% mais chances de ter sucesso.

 

São mais impulsivas

 

Ainda há muita pressão para nos colocar como seres 100% emocionais. Bem, costumamos ser mais sensíveis em diversos momentos. Mas isso não é uma fraqueza e sim uma virtude. Costumamos ser mais compreensivas e mais cuidadosas com o sentimento do outro.

 

Essa sensibilidade não significa que nos rendemos a qualquer emoção que surge. A vontade de aproveitar uma promoção ou de comprar passagens baratas sem pensar duas vezes não é uma característica exclusiva das mulheres.

 

A verdade é que costumamos pesquisar mais que os homens. E isso reflete diretamente no nosso saldo bancário. Temos mais paciência para procurar as melhores ofertas, enquanto os rapazes entram em qualquer loja e compram a primeira camisa que aparece.

 

No fim das contas, nós saímos ganhamos. Fazemos compras mais inteligentes porque somos mais pacientes e normalmente não nos acomodamos com o primeiro preço que surge.

 

Não entendem os riscos

 

Mais uma daquelas que nenhuma de nós aguenta mais ouvir. E já vou direto ao assunto: nós somos muito mais cautelosas. Seja em nosso comportamento, seja no ambiente profissional, a gente segura a onda para não quebrar a cara.

 

Até no trânsito isso acontece. Embora muita gente ainda insista em dizer que mulher no volante é perigo constante. Os valores que pagamos em seguro de veículos tendem a ser menores.

 

Ou seja, as seguradoras já entenderam que nós não somos tão irresponsáveis assim quando estamos dirigindo. Uma pesquisa do Detran confirma o que eu disse: nós somos apenas 20% do total de envolvidos em acidentes.

 

No quesito finanças, também costumamos ser cuidadosas. Ao contrário dos homens que gostam de correr mais riscos, na hora de investir dinheiro, por exemplo, nós temos mais pé no chão para evitar perder tudo em uma transação inconsequente.

 

Existem várias outras “lendas” que as pessoas ainda acreditam sobre as mulheres. Ainda temos uma longa caminhada pela frente até conquistarmos tudo que merecemos. Se nem em Hollywood as mulheres são a maioria dos protagonistas, que dirá no mundo das finanças.

 

Todavia, o potencial feminino para as finanças é enorme e a cada dia ganhamos mais reconhecimento por isso. Vamos sempre em frente, meninas!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
O brasileiro e sua relação emocional com as finanças
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).